Encontro de Cururueiros movimenta o São João de Corumbá à noite

O segundo Encontro de Cururu e Siriri do Pantanal de Corumbá é uma das atrações da terceira noite do Arraial do Banho de São João no Porto Geral, às margens do Rio Paraguai. Realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, o encontro, iniciado em 2010, é uma forma de promover a integração entre os cururueiros e aumentar o número de pessoas familiarizadas com a viola-de-cocho, o mocho e o ganzá, instrumentos característicos do siriri, dança tipicamente pantaneira.

A festa começa às 19 horas e além da praça de alimentação e da decoração típica da época, a população e turistas contarão com atrativos como uma fogueira virtual, tenda mística; altar dos santos, apresentação de quadrilhas (inclusive a Vai Quem Quer) e outras danças típicas, tudo animado pela dupla cuiabana Nico e Lau. A noite reserva também o show regional com Zé do Coco, Marcos e Mizael e Nathaly Lacerda.

Em 2010 16 cururueiros participaram do encontropromovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, na noite desta terça-feira (22). Para a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Heloisa Helena da Costa Urt, eles são uma atração à parte e demonstram "o espírito mais jovem que muitos adolescentes de 17 ou 18 anos. Quando eles se juntam, fazem a festa, a bagunça e a brincadeira deles, o que deixa qualquer um se sentindo bem, se sentindo jovem como eles. É isso que esperamos repetir esta noite", comentou.