Educação realiza Formação em Serviço com professores da 2ª série

Os professores que trabalham com alunos da 2ª série do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino (Reme) participam nesta sexta-feira (17) de uma Formação em Serviço buscando a melhoria da ação pedagógica dentro do ambiente escolar. O encontro é realizado na escola Luiz Feitosa Rodrigues nos períodos matutino e vespertino com mais de 60 profissionais e é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação.

A mesma formação foi realizada no dia 10 com os professores que atuam na 5ª série e ocorrerá no dia 1º de julho com os da 9ª. Essas séries do Ensino Fundamental passarão por avaliações do Ministério da Educação que vão compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Corumbá. Nos dias 28 e 29 de junho os alunos do 2º, 5º e 9º ano irão participar do 1º simulado da Prova Brasil, para terem contato com o tipo de prova e aprenderem a preencher corretamente o cartão de respostas e outras questões que podem ser sanadas antes da realização da prova do governo federal, em novembro. 

Durante a capacitação, os técnicos da Secretaria Municipal de Educação focam na importância da rotina nas séries iniciais, roda de leitura, desenvolvimento dos conteúdos (descritores de Língua Portuguesa e Matemática), revisão do dia e reforçando os conhecimentos com as tarefas. "Nossa meta é garantir a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos, um direito do cidadão. Após os levantamentos, detectamos dificuldades em nossos estudantes que precisam ser sanadas independente da realização da Provinha Brasil, em novembro", atentou o secretário de Educação, Hélio de Lima.

"Avaliamos o domínio da produção de texto, pontuações, parágrafos, operações matemáticas e a partir destes resultados definimos quais metodologias vamos utilizar para superar as dificuldades", observou o secretário de Educação. Desde fevereiro, 1,4 mil servidores das escolas municipais participam de capacitações que focam na melhoria da aprendizagem e também na realização da avaliação do MEC. "Melhorando o Ideb de Corumbá, consequentemente há um aumento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) composto também pela qualidade da educação básica oferecida no município", comentou o secretário.