Detran aprova todos os ônibus de transporte escolar de Corumbá

O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) aprovou nesta segunda-feira (30) os 14 ônibus utilizados por uma empresa terceirizada para o transporte de estudantes em Corumbá. Os veículos passaram por pequenas adequações, relacionadas à instalação de porta-estepe e documentação, e estão liberados para executar o serviço. Eles se juntam a frota de 13 ônibus próprios da Prefeitura, que já haviam sido aprovados no alto de inspeção semestral, realizado no dia 14 de maio pelo órgão fiscalizador.

Conforme determina a Lei Municipal nº 1.725, de 2002, os veículos utilizados para o transporte escolar no município tem menos de 13 anos de fabricação. Todos, aliás, foram adquiridos a partir de 2005. Entre a frota da Prefeitura, cinco (dois ônibus de 44 lugares e três micros de 22 lugares) são do ano de 2005; seis (todos de 36 lugares) são ano 2008/2009; e os outros dois (um de 32 e outro de 48 assentos) são de 2010.

Os ônibus, sem exceção, possuem os equipamentos de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Também são adaptados a Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), conforme orienta o Ministério da Educação (MEC). A Secretaria de Educação informa ainda que a aquisição de mais três ônibus está em fase de licitação.

Eles fazem parte do programa Caminhos da Escola, convênio entre a Prefeitura e o MEC que garante mais segurança e qualidade ao transporte dos estudantes da zona urbana e rural de Corumbá.