Corumbá vacina 98% da população infantil contra a poliomielite

A cidade de Corumbá imunizou 98% da população infantil na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta estabelecida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, era vacinar 9.253 crianças de zero a cinco anos e, no sábado, durante o Dia D de combate à paralisia infantil, atendeu 9.068. O trabalho foi desenvolvido durante todo o dia em 16 postos de vacinação e o resultado foi considerado extremamente positivo pelo secretário Lauther Serra.

"Mostrou que as mães estão conscientes e preocupadas com a saúde dos filhos", afirmou o secretário que acompanhou de perto a campanha, aberta no Centro de Saúde da Ladeira Cunha e Cruz. Lauther observou que, durante todo o dia, a equipe que atuou na imunização, aproveitou para colocar em dia a caderneta de vacinação das crianças, imunizando contra outras doenças, entre elas a H1N1.

Durante a campanha, a Secretaria de Saúde disponibilizou mais de 250 profissionais para atender a demanda. A procura foi grande desde as primeiras horas do dia. Na manhã de hoje, o responsável pelo núcleo de imunização da Prefeitura, enfermeiro Wangley Bento de Campos, disponibilizou os números atingidos no sábado, que já estão registrados também no Ministério da Saúde. Disse que a vacina continua disponível nas unidades de saúde, para atender as crianças que ainda não foram imunizadas nesta primeira etapa.

Os números em Corumbá estão bem acima da média nacional. No Brasil, o Ministério da Saúde tem como meta imunizar 14.148.182 crianças. Foram imunizadas 9.552.147, 67,52% do previsto. No Mato Grosso do Sul, o percentual também ficou abaixo, com 133.313 crianças vacinadas, 68,32% da meta prevista que é de 195.136 crianças.

A segunda etapa acontece em 13 de agosto e, na oportunidade, Corumbá vai disponibilizar as doses da vacina contra sarampo. Em outras regiões brasileiras, a imunização aconteceu nesta primeira etapa, paralelo à campanha contra a paralisia infantil.