Corumbá lança sua Conferência da Juventude no dia 17 de junho

Solenidade programada para o dia 17 de junho vai marcar o lançamento da 2ª Conferência Municipal da Juventude em Corumbá. O ato está previsto para às 10 horas, no auditório da Prefeitura Municipal, com as presenças do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT); da secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, além de outras autoridades locais e representantes de segmentos da juventude do município.

A Conferência Municipal está sendo preparada pela Prefeitura, sob coordenação da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. Segundo o gerente de Ações para a Juventude, Márcio Cavasana, o encontro será preparatório para a etapa estadual, bem como à nacional, lançada terça-feira (07) em Brasília (DF), durante a 25ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), e que acontecerá no período de 9 a 12 de dezembro de 2011, na capital federal.

Cavasana participou da reunião em Brasília e, hoje, está representando Corumbá e o Mato Grosso do Sul na reunião do Conjuve com os gestores estaduais e municipais de Juventude, para tratar das etapas preparatórias da Conferência Nacional. O gerente explicou que o lançamento da 2ª Conferência Nacional de Juventude, foi um dos destaques da 25ª reunião ordinária do Conselho realizada nos dias 06 e 07 no auditório do anexo I, do Palácio do Planalto. Isto ocorreu na terça-feira. O tema central para este ano será "Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos", que Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015, e Articulação e integração das políticas públicas de juventude.

O lançamento da Conferência contou com a presença da secretária Severine Macedo; da secretária-adjunta, Angela Cristina Guimarães, que também é presidente da Comissão Organizadora da Conferência; do presidente do Conselho, Gabriel Medina; do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, além de gestores estaduais e municipais da Juventude.

Márcio Cavasana salientou que a "conferência deu notoriedade para o município, em âmbito nacional, pelas propostas apresentadas em sua primeira edição, em 2008. Agora em 2011, os esforços serão direcionados para que os segmentos ligados às políticas de juventude estejam ainda mais integrados à conferência e que, com isso, possamos encaminhar mais idéias visando a etapa nacional".

A reunião foi aberta na segunda com uma palestra sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo, a cargo do Ministério do Meio Ambiente. Neste mesmo dia à tarde, a secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, falou sobre o Plano Plurianual da Juventude (PPA) e, em seguida, a Mesa Diretora comunicou novos informes sobre a Conferência Nacional de Juventude.