Corumbá empossa novos membros do Conselho de Previdência

Foram empossados os 12 novos membros do Conselho Municipal de Previdência (CONPREV) de Corumbá. Os novos integrantes assinaram a posse na manhã desta quarta-feira (29) no auditório da Prefeitura Municipal. A nomeação é válida para o biênio 2011/2013. Durante o evento, foram escolhidos o presidente e vice-presidente da instituição que tem como função apreciar e deliberar matérias referentes ao Fundo de Previdência Municipal (FUNPREV). 

Os doze servidores, sendo seis titulares e o mesmo número de suplentes, foram nomeados pelo Prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) por meio do decreto nº 932, de 28 de junho de 2011. A partir desta data, os integrantes passam a acompanhar a arrecadação dos recursos que são utilizados para o pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Corumbá. O grupo deve se reunir uma vez por mês para reuniões ordinárias e podem realizar vários encontros extraordinários.

Durante a posse dos novos membros a presidente reeleita da instituição, Ruth Marciano Esnarriaga, reforçou o parceria entre o órgão e a Prefeitura. "Estamos aqui (CONPREV) para colaborar. O patrimônio líquido atual do Funprev é empregado em fundos de investimento para render ainda mais. Esse dinheiro é que vai garantir a aposentadoria de todos os servidores do Município", comentou. O saldo de maio do fundo está em pouco mais de R$52,7 milhões.

Para o secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa, os servidores precisam acompanhar os trabalhos do CONPREV, pois o órgão lida com os recursos dos trabalhadores. "Nós, por cultura mesmo, não nos preocupamos tanto com nossa aposentadoria a não ser quando passamos dos 35 ou 40 anos. É de suma importância pensar nisso o quanto antes. O Funprev tem feito um ótimo trabalho. Em 2005, quando iniciou administração do prefeito Ruiter, a receita em depósito prévio não chegava a 2 milhões de reais. Hoje são mais de 50 milhões em 7 anos. Nós tivemos que cumprir com dívidas antigas, compromissos não cumpridos em gestões anteriores", explicou. Atualmente, 11% dos vencimentos de servidores municipais são repassados para o Fundo.

Conprev

O Conselho é formado por representantes dos poderes Executivo e Legislativo; servidores ativos e inativos ou pensionistas. A nomeação do Conselho não implica em remuneração aos seus membros, não acarretando vínculos ou quaisquer outros direitos contra o Município, sendo sua prestação considerada serviço público relevante. Participaram da cerimônia de posse o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima; subsecretária de finanças e administração, Waléria Cristiane Andrade Leite e convidados.

Foi eleito vice-presidente Antonio César Santos Sabatel (representante do Poder Executivo, também foram empossados os seguintes membros como titulares: Marcos Alex Almeida de Oliveira (representando o poder Executivo); Nereide Moreira Araújo (Poder Legislativo); Elizabeth Raimunda da Silva e Gabriel Stalin Gomes da Silva (Servidores Ativos). Para suplentes foram nomeados: Hélvio de Barros Junqueira e Waléria Cristiane Andrade Leite (Poder Executivo); Silmira de Lima (Poder Legislativo); Sebastião Adão Fernandes e Cristina Aragão Morel (Servidores Ativos) e Edson Dalton de Souza Leão (Servidores Inativos e Pensionistas).