Concurso, gincana e exposição marcam Dia do Meio Ambiente

O domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, será comemorado em Corumbá com uma série de atividades. A partir das 15 horas, a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, inicia a gincana ecológica "Selecionar para Reciclar". Paralelamente, as esculturas feitas com materiais recicláveis, resultante do concurso "Escultura Ecológica: A arte de criar com recicláveis", ficam expostas no local. O julgamento e a premiação dos vencedores acontecem às 17 horas. A Prefeitura também vai disponibilizar pontos para coleta de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e materiais recicláveis (pet, papelão e metais).

A Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal promove oficinas de artesanato com garrafas pet e jornal reciclado. A Fundação de Esportes (Funec) e as secretarias municipais de Educação e Saúde também estão envolvidas na programação, que prossegue até o início da noite. Haverá atrações musicais; panfletagem da Campanha da Fraternidade, passeio de canoa; exposição de artesanato local; exposição e comercialização dos produtos do Projeto Fibras de Taboa, hortaliças orgânicas, mel doces, queijos e pães caseiros produzido por pequenos produtores rurais da região. Mudas de citronella (planta que serve como repelente natural) e bonecos ecológicos serão distribuídos entre os participantes.

Para o público infantil, será montada uma pequena fazenda contendo cocheiras, gaiolas, mini-galinhas, ovelhas, mini-vaca da raça Santa Rosália, mini-cabra da raça "Pigmy", coelhos, porquinhos da índia, codornas, pônei e mini-pônei da raça "mini-horse" (pônei selado e pônei com charrete). Cama elástica, tobogã, pipoca e algodão doce também serão distribuídos entre a criançada. A Embrapa Pantanal, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, Campus do Pantanal da UFMS, Imasul, Polícia Militar Ambiental, ONG Paz e Natureza Pantanal, Diocese de Corumbá, Instituto Homem Pantaneiro, Prefeitura de Ladário, Fundação O Boticário e a Fundação Barbosa Rodrigues – Muhpan também participam das atividades.

Logo após a abertura oficial da ação, o pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal, profere palestra sobre Mudanças Climáticas. Em seguida haverá apresentações culturais da Oficina de Dança do Pantanal e do projeto Semear, de Ladário. Servidores da Secretaria de Saúde apresentam a peça "De pouco em pouco defendemos o meio". Doze tendas apresentarão iniciativas voltadas à conservação do Pantanal. Na da Prefeitura de Ladário, serão expostos os trabalhos com alimentos reaproveitáveis.

A Embrapa explica técnicas da compostagem, faz a doação de mudas de plantas medicinais e oferece informações sobre produção de mel no Pantanal. Na tenda da MMX haverão atividades de Educação Ambiental voltadas para crianças e exposição de espécies nativas do Pantanal. O espaço do Instituto Homem Pantaneiro será composto pela exposição de Tirinhas sobre o tema Mudanças Climáticas, desenhos dos alunos do Moinho Cultural e a comercialização dos produtos do projeto "Reciclagem do vidro".

A Polícia Militar Ambiental (PMA) promove a exposição de animais taxidermizados da fauna regional e de painéis, além de palestras sobre legislação/resíduos sólidos em áreas rurais. O CPAN vai abordar a educação ambiental utilizando materiais dos laboratórios do Curso de Ciências Biológicas. A ONG Paz e Natureza Pantanal estará realizando atividades lúdicas com as crianças, quando educadores do Muhpan estarão fazendo a pintura facial Kadiwéu nas crianças ou até mesmo nos adultos e contando um pouco dessa cultura. Na tenda da Fundação Barbosa Rodrigues também estarão sendo exposta as matérias-prima basicamente de origem vegetal, retirada das sementes, para obtenção da tinta.

A Vontorantim Cimentos vai expor as ações de minimização de impactos ambientais empregados pela empresa. Já o Conselho Municipal de Saúde vai apresentar as ações desenvolvidas pela entidade. A Prefeitura de Corumbá vai disponibilizar pontos para coleta de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e materiais recicláveis (pet, papelão e metais). A Gazin, MMX, Panoff Supermercados, Unipav Engenharia e Vetorial patrocinam o ato de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente.