Com Jardim Caipira, Corumbá celebra ainda mais suas tradições

Festa única no Brasil que mantém a tradição de banhar a imagem do santo, o Arraial do Banho de São João de Corumbá ganhou um reforço este ano, com a iniciativa da Prefeitura de transformar a Praça da Independência no Jardim Caipira, repetindo o sucesso ocorrido nos festejos de Natal e Ano Novo, bem como no carnaval. Prova disso foram as manifestações culturais no local durante as últimas três noites, sexta, sábado e domingo, que levaram um grande público ao local, o que mostra cada vez mais que, Corumbá é uma cidade que respira cultura e mantém viva suas tradições.

O Jardim Caipira foi aberto na sexta-feira e além de marcar o início do Arraial do Banho de São João na cidade mais cultural do Mato Grosso do Sul, foi palco também das celebrações do Dia dos Namorados, celebrado com uma seresta, com muita música, quadrilha, danças, comidas e bebidas típicas da época, passeio de canoa no lago da praça, tudo isto sem contar com uma decoração que deixou o público mais a vontade ainda.

"A Praça da Independência é um ponto de encontro da família corumbaense. Faz parte da nossa história e nada melhor que iniciar o São João com a instalação do Jardim Caipira aqui", disse a diretora-presidente da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá, Heloisa Helena da Costa Urt, que está coordenando a festa. "Está sendo emocionante, principalmente a participação das crianças que, por meio da dança, das suas apresentações, mantêm vivas as nossas tradições, a nossa cultura", ressaltou.

Heloisa Helena destacou a apresentação das crianças da Escola Municipal Cássio Leite de Barros, no sábado à noite. "Está sendo tudo maravilhoso, mas esta apresentação, em particular, chamou a atenção de todos presentes. As crianças da escola fizeram uma apresentação da dança do Siriri ao som da nossa viola de cocho, um patrimônio cultural. A escola é uma das instituições que formalizou parceria com a Oficina de Dança do Pantanal e a apresentação foi uma mostra do que eles aprenderam neste período", comentou, elogiando a diretora Clarice de Jesus Ortiz pela iniciativa.

O domingo também foi marcado por muita festa, alegria. O Jardim Caipira foi palco de muitas atrações culturais, passeio de canoa, quadrilhas e outras danças típicas, quadrilha dos namorados, concurso de melhor declaração de amor – versos, apresentação da Banda Stação 4, pau de sebo e a praça de alimentação.

Para o dia 17, próxima sexta-feira, está marcada a inauguração do andor gigante de São João, na Rua Frei Mariano com a Avenida General Rondon, às 19 horas. Neste mesmo dia, novas atrações no Jardim Caipira, com direito a apresentações musicais. O ponto alto será o banho do santo marcado para a noite de 23 de junho, com muitas atrações no Porto Geral, às margens do Rio Paraguai.