Capela de São Pedro celebra padroeiro com missa e procissão

A comunidade de São Pedro está em festa nesta quarta-feira (29) para celebrar o dia do santo que dá nome à capela localizada no bairro Cervejaria. Durante a manhã, várias pessoas foram ao local participar da missa em ação de graças a São Pedro e, logo em seguida, dos batizados. Entre os fiéis que prestigiaram a celebração estavam o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT) acompanhado da secretária especial de integração das políticas sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira e membros da Administração Municipal.

A festa de São Pedro começou no dia 5 de junho com a peregrinação da Bandeira do Santo nas casas, empresas e instituições da cidade. Foram realizados batizados, bênçãos, missas e para esta quarta-feira haverá a procissão fluvial nas águas do rio Paraguai às 15 horas e durante às 19h30 a tradicional quermesse. Durante todo o dia, a capela está vendendo pastel e peixe frito. A marmitex com pescado custará R$5 e as pessoas poderão almoçar no local. Entre os dias 20 a 28 de junho, foram realizadas várias atividades na Capela São Pedro entre elas: bênção dos materiais de pesca; dos catequizados e crismandos; dos Pães; objetos religiosos; bênção dos jovens e Bênção dos carros.

Padroeiro dos Pescadores

O dia de São Pedro, 29 de junho, é comemorado com grande ênfase pela comunidade corumbaense. Esta tradição fez com que, em 2005, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira incluísse a festa no calendário cultural e turístico de Corumbá. Esta parceria com a comunidade da Cervejaria permitiu o resgate de uma das mais tradicionais festas da cidade que, no início do século 21, parecia fadada ao esquecimento.