Bibliotecas da Reme recebem kits com obras de escritores de MS

O acervo das 23 bibliotecas de escolas municipais de Corumbá está recebendo o reforço de obras literárias de escritores sul-matogrossenses. A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, repassou 690 exemplares que foram recebidos da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul para que sejam utilizados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) e também pela comunidade corumbaense.

Com o repasse de 30 obras para cada escola a Secretaria Municipal de Educação pretende enriquecer o acervo bibliográfico das 23 escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental na zona urbana e rural de Corumbá. "A medida tem como objetivo estimular a leitura em nossos alunos, além de valorizar os autores regionais enfatizando o ensino da Língua Portuguesa", observa o secretário Hélio de Lima. A universalização das bibliotecas escolares está previsto no novo Plano Nacional de Educação, que tramita no Congresso Nacional.

Os livros que compõem o acervo bibliográfico retratam a história, cultura e literatura de Mato Grosso do Sul em livros, catálogos e revistas. As obras foram financiadas com recursos do Fundo de Investimento Cultural (FIC) ou da Fundação de Cultura de MS. O repasse dos exemplares foi uma solicitação dos órgãos municipais. As prefeituras de Nova Andradina e Três Lagoas, além do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) também receberam os kits.

As produções que compõem o kit literário são: A Literatura Sul-Mato-Grossense na Ótica de seus Construtores; Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul – Livro Histórico; Amorosidades Outonais para Consertos de Sabiás na primavera; Animais mais – música, poesia e muito + c/CD de músicas;  Arqueologia e Paleoambiente do Rio Paraná em MS; Cancioneiro do Pantanal; Catálago Artistico – José Roberto Amin;    Catálago Intervenções Urbanas; Cheiros & Sabores de Mato Grosso do Sul; Educar para Proteger – na rota do trem do pantanal;  História da Arquitetura de Mato Grosso do Sul – Origens e Trajetórias.

Também compõem o acervo as obras: Horizontes d'Versos – Poesia Reunidas & Inéditos; Meu Lugar é Aqui; Palavras em Êxtase; Patrimônio Histórico Cultural de MS; Pelas Ruas de Campo Grande; Porto Murtinho – História e Cultura – Os Guaicurus – Ciclo da Erva Mate; Relatório Cultural 2010; Retalhos de Verdades; Revista Cultura em MS; Revista da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras nº12; Revista da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras nº13;  Revista da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras nº15; Revista da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras nº16; Revista da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras nº 18.