Ação pedagógica vai ajudar no planejamento educacional da Reme

A Secretaria de Educação de Corumbá está adequando o sistema educacional aplicado no município de acordo com a necessidade específica de cada uma das unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme). A medida inédita na região busca melhorar a qualidade do ensino oferecido em toda a rede pública, inclusive na zona rural. Para tanto, equipes técnicas realizaram durante o mês de maio uma grande ação pedagógica para detectar as principais dificuldades dos estudantes da 2ª a 5ª séries do Ensino Fundamental.

"Avaliamos o domínio de leitura, a interpretação de texto e o conhecimento em matemática de cada uma de nossas crianças. Com estes dados em mãos, pudemos apontar onde os alunos mais têm dificuldade, seja na hora de fazer uma conta, ler ou entender um texto qualquer", explicou o secretário de Educação, Hélio de Lima. Com estes dados em mãos, foi possível planejar uma estratégia para melhorar estes pontos levantados conforme a carência de cada localidade.

Nesta terça-feira (31) os diretores de todas as unidades da Reme se reuniram com o secretário para determinar como este trabalho será desenvolvido nas salas de aula. "Vamos empreender ações para melhorar as condições de trabalho, a didática dos professores e da coordenação das escolas, o que seguramente vai refletir no aluno, que é a nossa principal meta", reforçou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

Todas estas medidas, continuou o prefeito, também vão interferir positivamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Corumbá. Neste mesmo sentido, mais de 1,4 mil servidores da Secretaria de Educação participaram neste semestre do curso de Formações em Serviço. Durante a capacitação, os profissionais debateram questões envolvendo o cotidiano escolar, práticas pedagógicas, administrativas e reflexão sobre a qualidade das escolas do Município.

Mais ações

Durante a reunião com os diretores, o secretário Hélio de Lima também abordou temas relacionados a Educação, como os Jogos da Reme, Censo Escolar, Seminário de Educação Inclusiva, formação para uso da sala de Tecnologia entre outros assuntos. O encontro foi realizado no auditório da Prefeitura de Corumbá na manhã desta terça-feira (31).