341ª reunião do CMS será nesta segunda na Casa dos Conselhos

A 341ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) acontece nesta segunda-feira (27), às 17h30, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Antônio Maria, número 1.000. A pauta do encontro determina que os 15 minutos iniciais são destinados para informes gerais, incluindo a leitura dos ofícios expedidos e recebidos. A Ordem do Dia apresenta a circular emitida pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Florêncio Garcia Escobar, que trata dos índices de morte de mulheres, no que tange ao Câncer de Mama e Colo Uterino.

A reunião também vai definir as datas para visitas nas Unidades Básica de Saúde (UBS) do Município; na Prefeitura de Corumbá; e a Farmácia Básica do Centro Integrado de Saúde (CIS). Ainda serão deliberadas a aprovação da Ata 338ª e Ata da Conferência Municipal de Saúde; definição da situação de instalação da antena do televisor doado pelo Programa de Inclusão Digital; e o parecer do segundo semestre do Fundo Municipal de Saúde (FMS), exercício 2010. O encontro é aberto a toda comunidade.

CMS

Formado por 16 membros, o Conselho Municipal de Saúde de Corumbá atua, conforme a resolução nº. 333 do Conselho Nacional de Saúde, na formulação e proposição de estratégias e no controle da execução das políticas públicas voltadas à área, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros. A composição é feita com quatro usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dois trabalhadores em saúde, um representante dos prestadores de serviços privados conveniados ao SUS, um prestador de serviços públicos e mais oito suplentes.

O Conselho também é o órgão apropriado para receber sugestões, denúncias ou criticas relacionadas à saúde pública da cidade. Todas as questões que chegam até os conselheiros compõem a pauta das reuniões, realizadas ordinariamente duas vezes por mês ou em caráter extraordinário. Se procedentes, as demandas são encaminhadas para avaliação das comissões setoriais.

A atual mesa diretora é composta por Marcelene Bastos (presidente), Divino Lourenço da Silva(vice-presidente), Renata Lúcia Miguéis (primeira secretária), o secretário de Saúde Lauther da Silva Serra (primeiro secretário) e Nely Ramona (secretária executiva). O mandato deles termina em novembro de 2011, quando o Fórum Permanente de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário (FORUMCORLAD) deve realizar nova eleição.