Vacinação contra a influenza segue até o domingo em Corumbá

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe continua até o domingo (15) em Corumbá. Amanhã, sábado, as doses estarão disponíveis no Centro de Saúde da Ladeira das 7h30 às 12 horas. No domingo, os vacinadores estarão na Feira Livre. A vacina é indicada para crianças, gestantes, idosos, indígenas e também dos profissionais que trabalham diretamente com a comunidade, nos serviços de saúde. A meta é imunizar 14,7 mil pessoas, sendo que apenas 64,4% já foi atingido.

Para auxiliar o cumprimento da meta estabelecida, equipes do setor de imunização da Prefeitura levarão as vacinas para duas igrejas de Corumbá. A partir das 19 horas as doses estarão disponíveis na igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Popular Nova, e às 20h30 na igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro Guaicurus. O Ministério da Saúde ainda não sinalizou a possibilidade de prolongar a campanha de vacinação.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que 64,4% da população corumbaense, dentro dos grupos previstos pela campanha, foram imunizados contra a doença. A cobertura foi superada apenas no grupo dos indígenas, com índice 115%. A procura está baixa entre as gestantes, 24,95% do esperado procurou os postos de saúde para receber a imunização que protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

No grupo das crianças a cobertura está em 65,86%, já entre os profissionais de saúde 89,08% do total esperado recebeu a dose da vacina. Entre os idosos, o índice é de 69,14%. As únicas contraindicações são para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe. Essas pessoas não devem se vacinar. Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a vacinação seja adiada até a resolução do quadro.