Ruiter garante quadra esportiva na Escola José Damy, no Cristo

A Escola José de Souza Damy, no bairro Cristo Redentor, é mais uma unidade da Rede Municipal de Ensino (Reme) beneficiada pela Prefeitura de Corumbá com uma quadra esportiva coberta. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (26) pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), direto de Brasília (DF), após participar de solenidade com as presenças da presidente da República, Dilma Roussef, e do ministro da Educação Fernando Haddad, quando foram firmados compromissos para a construção de 454 quadras esportivas cobertas e 138 de unidades de educação infantil em mais de 300 municípios brasileiros.

Corumbá foi atendida com duas quadras esportivas e mais um Centro de Educação Infantil (creche e pré-escola) – em março o Governo Federal havia anunciado outras duas unidades. Conforme o chefe do Executivo corumbaense, que estava acompanhado do secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, uma das quadras será implantada na Escola Damy, em atendimento à comunidade escolar, bem como aos moradores da região e sua construção será em uma área ao lado do próprio estabelecimento de ensino, junto à praça esportiva que também será revitalizada pela Prefeitura.

Ruiter informou que a revitalização da praça do Cristo Redentor já estava assegurada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida da Prefeitura. A obra ocuparia todo o espaço e isto inviabilizaria a implantação de uma quadra der esportes coberta para atender os alunos da escola, que não contariam com um espaço coberto para atividades de educação física e práticas esportivas. "Vamos agregar valor à praça que será dotada de modernos equipamentos, além de uma quadra de esportes coberta, atendendo a comunidade e também os alunos da Escola José de Souza Damy", explicou.

O prefeito lembrou que, na segunda-feira (23), visitou o Cristo Redentor e apresentou um cronograma de obras para a região. A revitalização da praça foi um dos assuntos tratados e a obra será retomada em julho, justamente pelo fato do projeto inicial ter recebido novos equipamentos, beneficiando toda a população do Cristo e região. Um dos equipamentos é justamente a quadra esportiva coberta, oficializada em Brasília. Segundo Ruiter, agora a comunidade será atendida com uma bela praça, dotada de todos equipamentos necessários, como campo de futebol, quadra de areia, playground, pista para caminhadas, área para descanso e de jogos de mesa com pergolados, iluminação e, agora, uma quadra coberta pra prática de futsal, basquete, voley, handebol, além de outras atividades físicas e de lazer.

Quadras cobertas

Além da quadra da Escola Municipal José de Souza Damy, o prefeito anunciou a construção de uma outra na região do Conjunto Camalote/Vitória Régia. Será próximo ao Centro de Educação Infantil que a Prefeitura implantará na localidade, fruto de uma parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, via Programa de Aceleração do Crescimento. Os outros dois centros serão no Guató (o oficializado na manhã desta quinta-feira) e o terceiro no Bairro Maria Leite.

Ruiter lembrou que as quadras esportivas reforçam uma proposta estabelecida durante a sua primeira gestão de dotar todas as unidades de ensino mantidas pela Prefeitura, com quadras cobertas para atividades de educação física e praticas esportivas. ‘É a sequência de um programa que estamos realizando em Corumbá desde a nossa primeira gestão que é dotar todas as escolas com uma área coberta para atividades esportivas e de lazer", disse o prefeito.

Em seis anos e cinco meses de administração, o chefe do executivo corumbaense já atendeu as escolas Tilma Fernandes, Izabel Correia, Ângela Maria Perez, Almirante Tamandaré e Cássio Leite de Barros, todas na área urbana. A zona rural também está sendo beneficiada. Ruiter já entregou as quadras das escolas Luiz Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres (Distrito de Albuquerque), Monte Azul (Taquaral) e Carlos Cárcano (Urucum). Todas são dotadas de sistema de iluminação, a exemplo do que acontece com as quadras que estão sendo construídas nas escolas Barão do Rio Branco, na área urbana, e Paiolzinho, no assentamento Paiolzinho. "Nossa pretensão é construir quadras cobertas em todas as unidades de ensino. Onde não há área disponível, vamos buscar alternativas", finalizou Ruiter Cunha.