Projeto busca estimular a leitura em alunos com auxilio dos avós

Os alunos da 5ª série da escola municipal Fernando de Barros participam nesta sexta-feira (27) do projeto educacional "Aprendendo histórias na escola com a vovó e o vovô". Apresentações de música, teatro e expressão corporal buscam estimular os alunos a terem o prazer pela leitura. Para isso, os educadores contarão com o auxílio dos avós que irão contar histórias para auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos estudantes. A atividade começa às 8 horas.

Pesquisa realizada no início do ano letivo de 2011, na unidade escolar do bairro Centro América, mostrou que a maioria dos alunos da 5ª série possui dificuldades em leitura, interpretação e produção textual. Para sanar essas deficiências, a professora Brasilina de Pinho Nascimento, que coordena o projeto, pretende estimular o ato da escrita e da leitura por meio de histórias contadas pelos avôs ou avós dos estudantes da escola municipal uma vez por semana ou quinzenalmente.

Nesta sexta-feira estão previstas apresentações culturais de música e expressão corporal com a canção Mãe (Rick e Renner) e de teatro com a peça, Chapeuzinho Vermelho, ambas pelos alunos do Programa Mais Educação; Leitura e expressão com o poema "As borboletas" (Vinícius de Moraes); histórias contadas pelas avós e avôs dos alunos; música Aquarela (Toquinho / Vinícius de Moraes) cantada por todos os participantes e exposição de atividades realizadas em sala (5ª série "B").