Plano Municipal de Cultura será debatido em encontro à tarde

Reunião marcada para às 14 horas desta quarta-feira (11), no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, vai permitir uma ampla discussão em torno das diretrizes do Plano Municipal de Cultura de Corumbá. O encontro foi convocado pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal da Prefeitura, e vai marcar também a eleição dos membros do segmento não-governamental que integrarão o Conselho Municipal de Cultura. A convocação foi feita pela diretora presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Heloisa Helena da Costa Urt, ressaltando que os representantes do segmento governamental já foram nomeados pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), por meio do decreto nº 910, de 29 de abril de 2011.

Estão convidados a participar da reunião, representantes do segmento cultural corumbaense. Para Heloisa Helena o encontro é de extrema importância para finalização do Plano, visando o planejamento e a efetivação das políticas públicas voltadas ao setor, o que será possível por meio desse documento que vem sendo discutido com a participação de representantes do poder público, cantores, escritores, artesãos, músicos, cineastas, produtores e toda a cadeia de profissionais que se envolvem com a classe cultural da maior cidade pantaneira.

A última reunião realizada em abril permitiu a formação de grupos para discussão e considerações finais das propostas já apresentadas pelos cinco eixos, que nortearam a elaboração do Plano Municipal, tais como o fortalecimento da ação do estado no planejamento e na execução das políticas culturais; incentivar, proteger e valorizar a diversidade artística e cultural; universalizar o acesso dos brasileiros a fruição e a produção cultural; ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável, e a consolidação dos sistemas de participação social na gestão das políticas culturais.