Melhorias proporcionam conforto aos pacientes atendidos no Cerest

O prédio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) em Corumbá passou por reformas e agora está pronto para atender os trabalhadores formais e informais da região. O local recebeu pintura nova e o telhado foi trocado. As obras, no valor de R$56 mil, foram feitas com recursos do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia de reinauguração foi realizada na tarde desta quinta-feira (12) com a presença de membros da Administração Municipal e representantes sindicais.

No Cerest são atendidos todos os trabalhadores independentemente do vínculo empregatício. O objetivo geral da instituição é atender os trabalhadores com prevenção e reabilitação física e emocional na busca por promoção de qualidade de vida. No local, há médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, terapeutas entre outros funcionários que estão para atender acidentes ou doenças relacionados ao trabalho.

"Há 3 meses estamos fazendo uma profunda reestruturação no Cerest. Remodelando a gestão e capacitando nossos funcionários. Com isso, buscamos melhor atender aos trabalhadores de Corumbá e Ladário", disse o secretário Municipal de Saúde, Lauther Serra que durante seu discurso comentou os investimentos feitos pela Prefeitura. "Nossa meta é poder atender a 95% dos casos de alta complexidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aqui mesmo em Corumbá", revelou.

Neste primeiro trimestre, o Cerest já atendeu mais de 2,9 mil pacientes. "O trabalhador está tomando consciência de que possui um local com atendimento especializado. Atuamos também na área preventiva, com palestras e oficinas nas empresas", comentou a coordenadora do Cerest, Beatriz Assad. Durante a cerimônia, foi descerrada a placa alusiva a reforma do prédio.

O CEREST de Corumbá foi habilitado em julho de 2007 para atender também os trabalhadores de Ladário, Miranda, Bonito e Bodoquena. Está localizado na Rua Ladário, junto com o Centro Integrado de Saúde, no antigo Mercado Municipal. No local, o trabalhador conta com avaliação e consulta com médicos do trabalho e clínicos gerais, atendimento com fonoaudiólogo, avaliação e tratamento fisioterápico, avaliação e tratamento odontológico, avaliação e atendimento psicológico, serviço social, além de orientações, encaminhamentos e trabalhos de prevenção a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.