Jovem é maioria nos cursos do Centro de Qualificação Dom Bosco

Pesquisa realizada pela equipe do Centro de Qualificação Dom Bosco aponta que a grande maioria dos alunos que estão participando dos cursos profissionalizantes é formada por jovens entre 17 e 27 anos. A instituição administrada pela Prefeitura de Corumbá, em parceria com a Missão Salesiana, conta hoje com 450 alunos, sendo 256 do sexo feminino e 194 do masculino. Desse total, 66,6% estão nesta faixa etária. O trabalho foi desenvolvido entre os dias 22 de abril e 10 de maio, como forma de conhecer o perfil socioeconômico dos mesmos, facilitando o direcionamento das políticas públicas para o setor de trabalho, geração de renda e capacitação profissional.

O levantamento mostrou ainda que, entre o público masculino, o índice de alunos jovens (17 a 27 anos) é bem maior ainda, atingindo 82,6%. Já alunos na faixa etária de 28 a 37 anos representam 7,6% do total; de 38 a 48, 6,5%, e acima de 48 anos, 3,3%. Já no feminino, 54,9% estão na faixa de 17 a 27 anos; 17,7% no grupo de 38 a 48 anos; 13,7% no de 28 a 37, mesmo percentual da faixa de 48 anos acima.

A pesquisa mostrou ainda que a grande maioria dos alunos que estão frequentando os cursos encontra-se desempregada. No masculino, o percentual é de 87%. Desse total, 39,1% nunca trabalhou. Já no feminino, o percentual de desempregadas é ainda maior, chegando a 89,6%, sendo que 48,3% nunca trabalharam, uma clara demonstração de que todos apostam nos cursos profissionalizantes do Centro de Qualificação para entrar no mercado de trabalho local.

Foi levantado também o estado civil dos alunos. Entre o público masculino, 83,8% são solteiros; 11,9% mantêm união estável, e 8% outros tipos de união. No feminino, 55% são solteiras; 37% união estável, e 8% outros tipos de união. Os 450 alunos do Centro são residentes nos bairros Dom Bosco, Popular Nova, Popular Velha, Centro, Guanã II, Generoso, Nova Corumbá, Guarani, Cristo Redentor, Cervejaria, Jardim dos Estados, Nossa Senhora de Fátima, Universitário, Guanabara, Aeroporto, Maria Leite, Guanã I, Vitória Régia, Jardim Floresta, Primavera, Loteamento Pantanal, Centro América, Arthur Marinho, Fortaleza, Conjunto Piúva, Guató, Conjunto Ana Maria Brites Moreira, Guaicurus, Cravo Vermelho II e região do Porto Geral, em Corumbá, além dos bairros Santo Antônio e Nova Aliança, de Ladário, e das cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro.

Renda familiar

A pesquisa mostrou também que, entre o público masculino, 53,5% possui renda familiar de um salário mínino, enquanto no feminino, 46,9% estão na faixa de menos que um salário. Do total, 68,5% no masculino, e 68,6% no feminino, não recebem nenhum tipo de contribuição financeira governamental. Entre os que recebem, 90,8% (masculino) e 92,3% (feminino), são oriundos do programa Bolsa Família. Até mesmo quem possui moradia própria foi levantado na pesquisa. Nesta situação encontram-se 77,3% no masculino, e 43,7% no feminino.

Foi levantado também o grau de escolaridade. Entre os homens, 21,7% possuem o ensino fundamental completo; 39,4% o ensino médio completo; 28,2% o ensino superior completo. Já entre as mulheres, 29,8% possuem o ensino fundamental completo; 32,5% o ensino médio completo, e 23,3% o ensino superior completo. A pesquisa apontou ainda que 38% dos homens participam pela primeira vez de um curso profissionalizante, enquanto entre as mulheres, este percentual é de 36,2%.

Os questionários foram aplicados pelo responsável do Setor de Trabalho, professor Dílson Antonio Morais da Fonseca, com apoio da coordenadora do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, professora Eliane Rita Rosa da Silva, ligados à Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Foi importante também poara se conhecer as propostas visando futuros cursos que serão ministrados na instituição.

Hoje, para o público masculino, os cursos disponíveis são: vigilante, manutenção de micro, secretariado, idiomas, bibliotecário, panificação, garçom, mecânica, enfermagem, mineração, culinária, gastronomia, inspetor de solda, petróleo e gás, eletricista, computação, solda, turismo, eletricista, auxiliar administrativo e contábil, operador supermercado, marcenaria, eletricista predial, operador de caixa, mecânica, empresarial, curso de futebol, carpinteiro, marcenaria, mecânica industrial, grafitagem, como administrar seu negócio, panificação avançada, auxiliar administrativo, serigrafia, pedreiro, técnico em segurança no trabalho, eletricista, eletrônica, operador de mercado mecânico de máquinas pesadas, tornearia, mecânico de motor álcool / gasolina / diesel, curso de árbitro,marcenaria, publicidade ou comunicação, alvenaria, mecânico eletricista, técnico de refrigeração, montador de móveis, montador de rádio, marcenaria, eletro em televisão e ventilador, artesanato, promotor de eventos, telemática, telemarketing, engenharia civil, cabeleireiro e mecânica industrial.

Já para o feminino, o Centro disponibiliza cursos de idiomas, secretariado, operador de caixa, enfermagem, segurança do trabalho, manicure, pedicure, manutenção de micro, administração, garçonete, corte costura, barbante, crochê, bordado, pintura em tecidos, gastronomia, turismo, culinária, confeitaria, sobremesa gelada, biscoito, salgados, maquiagem, estética, cabeleireiro, área de saúde, panificação, escovista, recepcionista, atendente de farmácia, internet, recepcionista, atendente de odontologia, enfermagem, departamento pessoal, contabilidade, informática avançado, pintura em tecido, culinária, pintura de crochê, bordado, acompanhamento de idoso, fazer bonecas, bijuterias, flores artesanais, auxiliar administrativo, massagista, corel draw, estética, maquiagem, artesanato, biscoito, customização de vestuário, estética, encanador, pintor, marceneiro, aprender a assentar azulejo, ginástica, violão, massa folheada, pintura em tecido em quadro, depilação, pintura de calças, montador de móveis, repositor, sabão de álcool, reciclagem em geral, pintura predial, carpintaria, eletricista, prenda doméstica do lar, tricô, bordado inglês, economia doméstica, como cuidar dos afazeres da casa, curso de babá, recepção de hotel, curso de desenho.