Equipe do Habilitar recebe visita de Procurador do Trabalho

Buscando parcerias e mostrando a relevância do Programa Habilitar, desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe multidisciplinar da instituição recebeu a visita do procurador do Trabalho da 24ª Região em Mato Grosso do Sul, Cícero Rufino Pereira. O encontro ocorreu na última sexta-feira (29 de abril), a convite do subsecretário de Relações Institucionais do Município, Lamartine Figueiredo Costa.

O objetivo da visita foi mostrar a infraestrutura, equipe e metodologia do trabalho desenvolvido no projeto que atua com jovens usuários de substâncias psicoativas. Após conhecer as atividades, o procurador sinalizou a possibilidade de serem aplicadas ações de orientação e prevenção para a erradicação do trabalho infantil em uma parceria entre a Prefeitura e Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho de Mato Grosso do Sul (CODEMAT-MS) e Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho de Mato Grosso do Sul (FSSHT-MS).

Com 10 meses de funcionamento, o Programa Habilitar mostrou a relação entre a dependência química com as diversas formas de violências, tais como: a psicológica, física, o abuso, a exploração sexual comercial, abandono, dentre outras, além da exploração do trabalho infantil como mais uma violação dos direitos humanos sofridos por muitas crianças e adolescentes das cidades de Corumbá e Ladário atendidos pela equipe do Projeto Habilitar.

O Habilitar já atendeu mais de 60 jovens. No local, o atendimento é ambulatorial, ou seja, o jovem fica durante o dia no estabelecimento e retorna a noite para o convívio familiar. A equipe é composta por 12 profissionais. A interação entre família, jovens e equipe técnica é um dos diferenciais do atendimento aos menores.