Empreendedor Individual é tema de palestra no Centro Dom Bosco

Alunos dos cursos ministrados pelo Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco participaram na quinta-feira (26), de uma palestra ministrada pelo consultor Inácio Schneider, do Sebrae-MS, sobre o tema ‘Empreendedor Individual'. A iniciativa foi da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que estabeleceu esta parceria com a instituição sul-mato-grossense, como forma de oferece à clientela atendida pelo Centro, para que tenham maiores condições de deixar a informalidade e se tornarem empreendedores formais.

A palestra foi direcionada a alunos dos cursos de Panificação e Confeitaria, Solda e Montagem, Informática e de Corte e costura. Schneider conversou longamente com os participantes dos cursos do Centro de Qualificação, repassando informações importantes como os tramites legais para efetivação das atividades que eles estão aprendendo na instituição mantida pela Prefeitura em parceria com a Missão Salesiana.

Segundo o responsável pelo setor do trabalho da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, professor Dílson Antonio Morais da Fonseca, a palestra vai facilitar ainda mais "o acesso às informações para que todos conheçam e possam se tornar empreendedores e consequentemente gerarem renda". Conforme ele, a parceria estabelecida com a Superintendência de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, vai facilitar que futuramente, os alunos tenham acesso ao registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), efetivando-se como Empreendedor Individual.

O superintendente Luciano Signorelli Costa tem acompanhando estas realizações no Centro de Qualificação e demonstra otimismo, principalmente pelo fato de que o trabalho está atendendo uma orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que é preparar estas pessoas para fazer frente ao mercado de trabalho, gerando renda e garantir uma melhor qualidade de vida. Novas palestras já estão sendo viabilizadas pela instituição corumbaense.