Centro e bairros ribeirinhos são atendidos pela coleta setorizada

A região central da cidade entre a Rua América e o Rio Paraguai e os bairros Cervejaria, Beira Rio e Borrowisk estão sendo atendidos esta semana pelos serviços de coleta setorizada, estratégia adotada pela Prefeitura de Corumbá para manter a limpeza da região urbana. Os serviços são executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos e atendem um cronograma previamente estabelecido entre o Poder Executivo e a empresa responsável pela coleta de lixo no município.

Além de manter a limpeza das vias públicas localizadas entre a rede ferroviária e o Rio Paraguai, o programa é importante também para eliminar focos de doenças, entre elas a dengue. Os serviços são realizados semanalmente, mantendo assim a limpeza das vias públicas, evitando acúmulo de entulho pelas ruas e calçadas que possam causar transtornos ao trânsito de veículos e pedestres, além de ocasionar entupimento de galerias de águas pluviais.

Os responsáveis pelos serviços orientam a população a depositar somente material previamente estabelecido, como galhos de árvores e resto de podas domésticas, além de pneus velhos e outros materiais que possam acumular água, originando focos de doença. É expressamente proibido a deposição de resíduos orgânicos (lixo doméstico), vidros, plásticos, entulho de construção, ou qualquer outro tipo de material, que já são retirados pelas equipes responsáveis pela coleta de lixo. Todo material deve ser depositado às segundas e terças-feiras. A retirada acontece sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, por uma equipe composta de seis homens, dois caminhões e uma máquina.

Serviço: Para realização de poda doméstica de árvore, o morador deve entrar em contato com a Prefeitura para solicitar autorização e a conseqüente retirada do material. Dessa forma, a pessoa interessada receberá orientação de como realizar o serviço. A autorização deve ser solicitada à Fundação do Meio Ambiente pelo telefone 3907-5300.