Centro de Qualificação abre espaço para capacitar alunos da Apae

Com pouco mais de um mês de atividade, o Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco está propiciando a capacitação de um grande número de trabalhadores corumbaenses, ladarenses e até mesmo de cidades vizinhas localizadas na Bolívia. A instituição passou ser administrada pela Prefeitura em abril e, hoje, já está disponibilizando também aulas para pessoas portadoras de deficiência, como forma de inseri-las também no mercado de trabalho local, além de permitir sua inclusão social.

Prova disso é o curso de panificação que está atendendo 25 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o que foi possível a partir da ampliação do leque de atuação, a com curso de panificação. A instituição iniciou uma nova fase em abril, partir de um convênio firmado pela Prefeitura de Corumbá com a Missão Salesiana, que está proporcionando uma série de cursos profissionalizantes, como forma de capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho. A pretensão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania é formar mil trabalhadores por ano.

O curso aberto aos alunos da Apae, atendendo uma orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), está propiciando uma oportunidade de interação com os demais inscritos na instituição, conforme ficou comprovado pela professora Eliane Rita Rosa da Silva, coordenadora do Centro Dom Bosco. "O retorno que estes alunos nos dão é muito grande. A felicidade em aprender é visto no brilho dos olhos deles e, apesar das limitações, eles são capazes de fazer muitas coisas", diz.

A expectativa do secretário Haroldo Ribeiro Cavassa é inserir estes jovens no mercado de trabalho, principalmente tendo em vista que já existem empresas na cidade oferecendo vagas a alunos da APAE, inclusive aquelas que trabalham na área de alimentação, como restaurantes e supermercados, lembrando que há incentivos fiscais a quem oferece vagas no mercado de trabalho a pessoas portadoras de deficiência.

O responsável pelo Setor de Trabalho da Secretaria, professor Dílson Antonio Morais da Fonseca, acredita nesta inserção, principalmente pelo fato de que os alunos estão se destacando, aprendendo uma nova profissão. E o aprendizado é destacado pela instrutora do curso de panificação Waldirene Farias da Silva Jardes. "Com paciência e boa vontade os objetivos estão sendo alcançados. Eles são os primeiros a chegar ao Centro e os últimos a sair. Demonstram interesse em aprender cada vez mais, passando por cima de todas as limitações", ressalta.

O curso está atendendo 25 alunos da APAE. As aulas são ministradas sempre às segundas e terças-feiras. O Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco está localizado na rua 13 de Junho, 2660, no Bairro Dom Bosco, telefone: 3231 7430. É administrado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Missão Salesiana.