Soy Loco Por Ti América premia trabalhos voltados à paz e união

Coordenado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o concurso Soy Loco Por Ti América premiou nesta quinta-feira (28) os melhores trabalhos relacionados ao tema "Paz e União entre os Povos da América do Sul". Neste ano, foram 83 inscrições, sendo que as 40 melhores compõem a exposição aberta à visitação no stand montado no Pavilhão dos Países, estrututura do Festival América do Sul (FAS) 2011, localizado na avenida General Rondon.

No Ensino Fundamental, a vencedora foi Elenice Dias Amaral, estudante da 4ª fase do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola municipal Barão do Rio Branco. O professor Roney Júnior foi o orientador do trabalho campeão. Maria Carolina Pereira Velásquez, da escola municipal Izabel Corrêa de Oliveira, foi a segunda e Thaynara de Lima Zório, da escola municipal Ângela Maria Perez, a terceira.

Na modalidade Ensino Médio, o primeiro lugar ficou com a aluna Aglaisse Ramona Arichuela, da escola estadual 2 de Setembro, de Ladário. Ela foi orientada pela professora Gisele de Castro. Em segundo ficou Josiene Regina Britto Vale, da escola estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros. Yasmin Rocha de Assumpção, da escola estadual Octacílio Faustino da Silva, foi a terceira.

Os primeiros colocados das duas categorias receberam, cada um, computadores, assim como a escola e os orientadores. Os segundos colocados ganharam uma televisão 14 polegadas e os terceiros, bicicletas. Participaram estudantes das escolas de Corumbá, Ladário, Porto Soares e Porto Quijaro. Todos destacaram a localização geográfica e economia da região, o meio ambiente e a relação de expressões e manifestações culturais com os aspectos contemporâneos, herdados dos países latinos americanos.

O secretário de Educação de Corumbá, Hélio de Lima, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na solenidade. O presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Urt, o superintende de Cultura, José Antônio Garcia e o superintendete de Turismo, Rodolfo Assef Vieira, também participaram da premiação.

O concurso Soy Loco por Ti América é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal.