Ruiter recebe vice-prefeito e comitiva da cidade italiana de Pisa

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) recebeu nesta sexta-feira (01) a comitiva da cidade de Pisa, na Itália. Entre os visitantes estavam o vice-prefeito Paolo Ghezzi e a presidente da Cooperação Internacional da Região de Pisa e Assessoria Provincial, Silvia Pagnini. O encontro fez parte das comemorações dos 50 anos de fundação da Cidade Dom Bosco, projeto social idealizado pelo padre Ernesto Sassida. Entre vários assuntos, o chefe do Executivo municipal discutiu possíveis parcerias entre as duas cidades.

"É um grande prazer estar aqui renovando aquele pacto feito há 5 anos atrás entre Pisa e Corumbá, por meio da Cidade Dom Bosco", afirmou Ghezzi, destacando a atuação dos Salesianos na região e o avanço alcançado pelo Brasil nos últimos anos. "Sabemos que economicamente o país se tornou uma grande potência. Neste processo, a cidade Dom Bosco se preocupou com a educação infantil e com a área social", continuou o vice-prefeito de Pisa.

Em Corumbá, além de celebrar o cinqüentenário do projeto sócio-educacional de padre Ernesto, a comitiva também implementou o programa Horta Comunitária, que na Itália assiste mais de duas mil crianças e jovens. "Este programa envolve natureza, produtividade, trabalho conjunto e preservação ambiental. Tudo isso colabora no intercambio das duas cidades", comentou Silvia Pagnini. Durante o encontro, ela também afirmou estar bastante feliz por conhecer a cidade tão famosa pela suas belezas naturais quanto pela entrega espiritual de Sassida.

O prefeito Ruiter detalhou os projetos desenvolvidos na cidade nos últimos anos. Entre eles, as quase duas mil casas que devem ser entregues a população de baixa renda até 2012 e o esgotamento sanitário viabilizado pelo governo federal. "O objetivo é atender mais de 80 de toda a cidade com rede de esgoto. Na primeira vez que vocês vieram aqui, esse serviço não existia na região".

"É uma conquista importante para a saúde e a preservação ambiental do Pantanal. E isso só foi possível graças a sensibilidade do ex-presidente Lula, que destinou recursos para esgotamento, pavimentação e construção de novas habitações", continuou Ruiter. Outro ponto enfatizado pelo prefeito foi o trabalho social realizado pela Administração Municipal.

"Nesta parte temos a contribuição de toda a Missão Salesiana, em especial a Cidade Dom Bosco e o padre Ernesto, que nos ajudou muito com sua visão de políticas públicas voltadas a áreas sociais", destacou, lembrando do convênio entre os salesianos e o Centro Profissionalizante, que será lançado na próxima segunda-feira. "E nossa idéia é avançar em muitas outras coisas", finalizou Ruiter.