Ruiter recebe vereadores de Ladário e reafirma trabalho conjunto

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) recebeu em seu gabinete, no fim da tarde desta quinta-feira (31), uma comissão de vereadores de Ladário, com os quais conversou sobre saúde, arrecadação, recursos federais e cheia no Pantanal, entre outros assuntos. Na ocasião, os parlamentares ressaltaram o "ótimo relacionamento" entre os poderes Executivos e Legislativos de Corumbá e do município limítrofe, que tem resultado em benefícios diretos para as duas cidades pantaneiras, sobretudo em relação à obtenção de recursos federais. Em resposta, o prefeito reafirmou a parceria e a determinação de trabalhar em conjunto para que os anseios daquela população sejam contemplados.

Um dos temas abordados com maior profundidade foi a saúde, já que Ladário não possui um hospital e sua população depende do Hospital de Caridade de Corumbá. Neste sentido, o presidente da Câmara, vereador Mauro Botelho Rocha (Maurinho – PP) pediu a participação de um ladarense na Junta Interventora que administra a Santa Casa desde maio de 2010, presidida pelo secretário de Finanças e Administração de Corumbá, Daniel Martins Costa. Ruiter concordou prontamente, pedindo que o nome seja indicado para compor a junta e afirmando que tem feito todos os esforços para garantir as melhores condições de atendimento em saúde a toda a população pantaneira.

Outro tema discutido foi o empenho para que as dimensões daquele município sejam oficializadas, já que ainda há, conforme eles, uma definição clara dos limites territoriais. Para os parlamentares, nunca antes os dois municípios tiveram tamanha afinidade e parceria política, e que este seria um momento apropriado para dar andamento ao pleito. O prefeito lembrou que já existe uma comissão formada por membros dos dois municípios para encaminhar o assunto, mas que qualquer decisão não é de competência municipal. Mesmo assim, disse que pode ser formalizado um documento consensual entre os quatro poderes envolvidos, que poderia dar maior legitimidade ao andamento da questão em outras esferas de decisão.

Ainda no tocante à parceria com o prefeito José Antonio Assad e Faria (PT), Ruiter lembrou que, em setembro do ano passado, após articulações com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Ladário passou a receber recursos provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), que até então eram recolhidos por Corumbá. A iniciativa reafirmou o Termo de Cooperação Mútua entre Corumbá e Ladário, oficializado logo após o pleito eleitoral de outubro de 2008, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região pantaneira. Também participaram do encontro os vereadores Pastor Iraniu (PSDB), Mirian (PR), Osvalmir Nunes da Silva (Baguá – PDT) e Delari (PT), e o subsecretário de Relações Institucionais de Corumbá, Lamartine de Figueiredo Costa.