Ruiter concede título de hospede de honra a comandante do CMO

Decreto n° 893, assinado na noite desta quinta-feira (7) pelo prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), concede ao Comandante Militar do Oeste, o general de Exército João Francisco Ferreira, o título de hospede de honra do Município. A homenagem ocorreu no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, quando foi realizada cerimônia de boas vindas e despedidas aos comandantes do 6º Distrito Naval e 18ª Brigada de Infantaria e Fronteira – Brigada Ricardo Franco.

O General de Exército, João Francisco Ferreira, visitou a região pantaneira nos dias 6 a 8 de abril. O documento ressalta os "estreitos laços de amizade e cooperação existentes entre o Município de Corumbá e o Exército Brasileiro", além de reconhecer a "trajetória de lutas e conquistas do Comando Militar do Oeste, atuando em defesa do território e da soberania nacional'. O militar recebeu uma placa em sua homenagem e peças decorativas do artesanato local.

Ruiter agradeceu a presença do comandante do CMO na região pantaneira. "É uma satisfação muito grande tê-lo aqui conosco. A sua presença mostra a importância da nossa região para o Exército Brasileiro", comentou. Agradecido pela homenagem, o General de Exército, disse ter ficado impressionado com a interação entre as Forças Armadas e a população corumbaense. "Confesso que hoje está sendo para mim um dia muito especial. Nesta minha chegada aqui na cidade de Corumbá e Ladário eu tive uma situação muito diferente, eu pude notar uma Marinha e Exército integrados, fazendo operações em conjunto, um clima de cooperação, além do que normalmente eu tenho visto no nosso Brasil", disse.

Hoje, o Comando Militar do Oeste abrange uma área superior a um milhão de quilômetros quadrados, mantendo fronteiras com o Paraguai e Bolívia e englobando o Pantanal, considerado uma das mais ricas e cobiçadas reservas biológicas do mundo. O CMO é constituído pela 9ª Região Militar, Grande Comando Administrativo situado em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, e por três Grandes Unidades : 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Dourados/MS), 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (Cuiabá/MT) e 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Corumbá/MS).