Ruiter concede título de hóspede de honra a almirante João Afonso

O decreto nº. 901, de 12 de abril de 2011, confere ao comandante de Operações Navais, almirante de esquadra João Afonso Prado Maia de Faria, o título de Hóspede de Honra de Corumbá durante sua estadia na cidade. A homenagem foi prestada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) durante jantar de boas vindas ao militar oferecido na noite desta terça-feira (12) pela Sociedade Amigos da Marinha (Soamar).

Para o prefeito, o título é um reconhecimento da Marinha do Brasil como uma "organização militar de importância para o País e de prestígio na comunidade corumbaense" e da representatividade do almirante em visita ilustre ao município. "Declarar Hóspede de Honra significa reverenciar a Marinha do Brasil. Reconhecer a instituição que não é apenas responsável pela salva guarda do nosso território, mas na nossa cidade se faz necessária para atender com maior qualidade aqueles que mais precisam de ajuda", comentou o chefe do Executivo corumbaense.

O comandante agradeceu o reconhecimento da sociedade pantaneira. "Agradeço o prefeito Ruiter pela homenagem, que entendi ser voltada à Marinha, e fico lisonjeado por materializar essa relação que a instituição tem com a comunidade de Corumbá e Ladário", disse o almirante, que está na região pantaneira para presidir a passagem de comando do 6º Distrito Naval do contra-almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira para o também contra-almirante Márcio Ferreira de Mello nesta quarta-feira (13).

O jantar oferecido pela Soamar contou com a presença de seus associados, do prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria (PT), presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Evander Vendramini (PP), general de Exército João Francisco Ferreira (Comando Militar do Oeste), general de divisão Marcelo Flávio Oliveira Aguiar (comandante da 9ª Região Militar), general de brigada Eduardo José Barbosa (chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste), general de Brigada Carlos dos Santos Sardinha (comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira – Brigada Ricardo Franco), tenente-coronel Marcelo Dutra (comandante da 17º Batalhão de Fronteira).