Professores das águas participam de capacitação em Corumbá

Professores das unidades educacionais localizadas nas regiões ribeirinhas estão participando de uma capacitação em Corumbá, voltada para melhoria da qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. As atividades foram iniciadas na segunda-feira (18) e se encerram na tarde desta terça e integram o programa Escola Ativa, e fazem parte de um cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal que está promovendo também a capacitação em serviço para professores, diretores e demais funcionários da Rede Municipal de Ensino.

A formação está a cargo do Núcleo de Campo da Secretaria e está atendendo 40 professores das escolas municipais pólo Porto Esperança e suas 10 extensões, e da Luiz de Albuquerque e as cinco extensões, todas localizadas nas regiões das águas. Soraia da Silva Morais, que integra o Núcleo, observa que a capacitação está também atendendo professores das águas de Ladário, além de 10 acadêmicas do curso de pedagogia da Universidade Federal, que estão aproveitando o programa para conhecer a realidade da educação nas áreas ribeirinhas.

"São professores que aplicam ensinamentos em salas multiseriadas, seguindo o que determina o programa Escola Ativa", comenta Soraia. Integram a equipe Maria Aparecida da Conceição e Luiz Emanuel Bezerra. No primeiro dia, o grupo participou de uma aula de xadrez, seguido de discussão em torno da proposta da Escola Ativa. Hoje, pela manhã, os trabalhos focaram jogos de recreação e agora à tarde, o grupo abordará planejamento modular, além de participar de uma aula sobre os índios da região.