Prefeitura inicia cursos no Centro de Qualificação Dom Bosco

Os cursos profissionalizantes no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco foram iniciados na segunda-feira (11) com quatro novas turmas, duas de Informática (matutino e vespertino), uma de Operador de Supermercado (vespertino) e uma de Panificação (noturno). Ainda esta semana, mais sete turmas estão programadas, inclusive uma direcionada somente para adultos. É o que informa o secretário de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Ribeiro Cavassa, da Prefeitura de Corumbá, responsável pelo antigo Centro Profissionalizante Dom Bosco.

O Centro de Qualificação passou ser administrado pela Prefeitura após o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), ter assinado convênio com a Missão Salesiana. O ato aconteceu na semana passada e, a partir de agora, a instituição passa atender um número maior de alunos. A expectativa do secretário Haroldo Cavassa é qualificar pelo menos mil profissionais, suprindo assim uma grande lacuna na cidade, que é justamente a capacitação de mão de obra para o mercado de trabalho.

Além dos cursos iniciados na segunda-feira, na quarta (13), começam as aulas de mais duas turmas de Informática (matutino e vespertino), Corte e Costura (matutino) e Solda e Montagem (matutino). Na quinta (14), o cronograma prevê uma nova turma de Informática só para adultos (vespertino) e duas de Panificação (matutino e vespertino).

Todos os alunos se inscreveram nos últimos dias e, além das crianças e familiares atendidos pela Cidade Dom Bosco, o Centro amplia espaços para pessoas atendidas pelo Programa Bolsa Família, participantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); pais de alunos das escolas públicas que estejam fora do mercado de trabalho; migrantes que permaneçam na cidade por tempo superior a 60 dias que estejam sendo atendidos por programas da Assistência Social; pessoas em situação de vulnerabilidade social que buscam qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho; adolescentes a partir de 16 anos, e jovens carentes em situação de vulnerabilidade ou risco social.

No local estão sendo oferecidos cursos de Corte e Costura, Solda e Montagem, Informática, Panificação e Confeitaria, Serralheria, Cabeleireiro, Serigrafia, Manicure e Pedicure, e Libras. Além disso, por meio de uma parceria já estabelecida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), vai também abrir espaço para outras áreas como Salgados Diversos, Mensageiros, Customização e Reciclagem, Operador de Supermercados, Técnica de Atendimento de Garçom e Panificação Caseira.

Responsável pelos cursos, a professora Eliane Rita Rosa da Silva, informa que o Centro de Qualificação já está com cerca de mil alunos inscritos. "Entramos agora na fase de inicio das capacitações e o objetivo é sempre que terminar uma turma, iniciar outra automaticamente, como novas inscrições, para propiciarmos maiores oportunidades para a comunidade". O cadastro dos alunos está sendo efetuado pelo setor de trabalho da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que tem como responsável o professor Dílson Antonio Morais da Fonseca.

A meta é ter o cadastro de todos os alunos capacitados para apresentação às empresas da região, oferecendo uma mão-de-obra qualificada. "Estamos seguindo uma orientação do prefeito Ruiter Cunha e do secretário Haroldo Cavassa, que é poder qualificar bons profissionais, para suprir as necessidades do mercado de trabalho e consequentemente oferecer trabalhadores em condições de entrar, de voltar ou se manter no mercado", informou. Dílson observa ainda que outros cursos serão iniciados em breve. "Todos os inscritos serão contactados pelos telefones das fichas de inscrições".

Serviço – O Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco está localizado na rua 13 de Junho, 2660 – Bairro Dom Bosco, telefone: 3231 7430. É administrado pela Prefeitura Municipal de Corumbá – Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Missão Salesiana de Dom Bosco.