Prefeito participa de Jornada da Escoex no Tribunal de Contas

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) está em Campo Grande onde participa quinta-feira (28), da 1ª Jornada Técnica da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) direcionada aos gestores dos órgãos jurisdicionados à Corte de Contas. Aberta na manhã desta quarta-feira (27), o evento vai reunir prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores de várias cidades do Estado. Os trabalhos serão abertos às 7 horas, e fazem parte das comemorações do 1º ano de exercício da Escoex em sua nova sede.

A programação de quinta-feira é destinada aos prefeitos e vereadores, que vão participar de uma conferência com o governador do Acre, Tião Viana. O tema será "A Evolução dos Órgãos de Controle Público e o Desenvolvimento Social com Ênfase em Controle Externo". Outra palestra será do advogado, juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul e professor universitário, André Borges, sobre "Improbidade Administrativa".

O prefeito corumbaense retorna a Corumbá na tarde de quinta-feira e, na sexta (29), participa de agenda que formalizará a reativação do Comitê de Fronteira Corumbá (MS)/Puerto Suarez (Bolívia) como medida para fortalecer a integração dos dois países, principalmente no que se refere ao combate à criminalidade. O assunto foi amplamente debatido no final de março, quando do encontro dos ministros da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, e do Interior da Bolívia, Sacha Llorenti, em Puerto Suarez.

Na época, o prefeito corumbaense propôs que os debates sobre segurança pública na região de fronteira entre Brasil e Bolívia fossem incluídos na programação do Festival América do Sul, que será aberto esta noite em Corumbá. Na solenidade, que acontece na Praça Generoso Ponce, Ruiter será representado pelo vice-prefeito Ricardo Eboli (PMDB).