Ponte flutuante auxilia tráfego na Estrada Parque, em Corumbá

Uma ponte flutuante já está auxiliando o tráfego de veículos e pedestres na vazante cinco da MS-184, mais conhecida como Estrada Parque Pantanal. No local, a cheia arrastou a ponte de madeira existente e, no último sábado (16), militares do 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana, executaram o serviço de montagem da ponte, atendendo a um pedido feito pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) ao comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira em Corumbá, general de brigada Carlos dos Santos Sardinha, que encaminhou a solicitação ao comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general de Exército João Francisco Ferreira.

Os serviços foram executados no sábado por 47 militares do Batalhão de Aquidauana, no trecho entre o Buraco das Piranhas e o Passo da Lontra, município de Corumbá. A ponte tem capacidade para suportar 14 toneladas e funciona das 6h às 18 horas. Antes da sua implantação, os moradores eram obrigados a utilizar pequenas embarcações para transitar no trecho. Até poucos dias, era possível fazer a travessia com barco a motor, mas como o nível da água já baixou, agora só possível por meio da utilização do remo, tornando-a penosa e demorada.

Na última quinta-feira, representantes da comunidade local solicitaram apoio de Ruiter na busca de uma solução rápida para o problema. Ele entrou em contato com o comando da 18ª Brigada e recebeu a informação de que o comandante do CMO, general de Exército João Francisco Ferreira, orientou o 9º Batalhão de Engenharia de Combate a realizar o serviço. Para o prefeito, o atendimento à solicitação comprova mais uma vez a importante parceria estabelecida entre o Município e as Forças Armadas. "O general assumiu a Brigada na terça-feira e, já na quinta, solicitamos apoio e fomos atendidos imediatamente", ressaltou.