Formação em Serviço propõe reflexão sobre práticas pedagógicas

Propondo a reflexão sobre as práticas pedagógicas e administrativas a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação realiza uma Formação em Serviço com servidores da Rede Municipal de Ensino (Reme). A capacitação será realizada durante o mês de abril com a participação de todos os funcionários das escolas municipais. O primeiro encontro ocorre durante esta sexta-feira (1º) na escola Cássio Leite de Barros, no bairro Nova Corumbá.

A intenção é realizar o aprofundamento sobre a ação do docente em sala de aula, possibilitando uma melhoria na aprendizagem dos alunos e também para propor procedimentos administrativos visando à melhoria no desempenho da escola. Durante a manhã desta sexta-feira, mais de 200 profissionais das escolas Cássio Leite de Barros, Clio Proença, Almirante Tamandaré e José de Souza Damy participaram do encontro. As atividades ocorrerão nos dois turnos, com início às 7h ou às 13h, na quadra de esportes.

A Formação em Serviço prevê a realização da palestra "A organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado na Reme". Em seguida, "Jurisprudência, legislação e doutrina sobre o funcionário público", pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e "Ações e o trabalho preventivo na rede pública de ensino", com palestrante do Programa de Ações Integradas e Referenciais no combate ao abuso e a exploração sexual infantil-juvenil (PAIR). Após as palestras, os servidores serão divididos em grupos de práticas pedagógicas e administrativas.

Entre os pontos abordados durante a capacitação estão a Provinha Brasil, Ideb, Coletânea Pedagógica, práticas essenciais na alfabetização e características do professor no século 21. Na área administrativa os servidores receberão informações sobre procedimentos que visam à melhoria do trabalho no ambiente escolar. Diretores e coordenadores participam de formação diferenciada durante o período matutino. "Queremos garantir a qualidade do ensino nas escolas municipais de Corumbá. Este ano teremos a Provinha Brasil, que vai compor o Ideb do município, por isso, precisamos acompanhar de perto a aprendizagem dos nosso alunos", comentou o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima.

A Formação em Serviço 2011 ocorrerá na E. M Barão do Rio Branco no dia 08 de abril, abrangendo os profissionais das escolas Fernando de Barros, Delcídio do Amaral, C.E.I. Estrelinha Verde, C.E.I Ana Gonçalves e creche Inocência Cambará. No dia 15, será a vez da escola Ângela Maria Perez, envolvendo os servidores das unidades Izabel Corrêa, CAIC, Rachid Bardauil, Djalma Sampaio Brasil e creche Maria Benvinda. No dia 29 é a vez do Pedro Paulo de Medeiros, com participação das escolas Cyriaco Félix de Toledo, Tilma Fernandes e Creche Rosa Josetti.