Formação em Serviço fortalece a educação na Reme em Corumbá

Uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e administrativas com a intenção de contribuir para a melhoria das ações cotidianas na escola está sendo possível em Corumbá, por meio da Formação em Serviço, programação que está sendo realizada na Rede Municipal de Ensino (Reme) durante todo este mês de abril. As atividades estão a cargo da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal e vão atender todas as unidades de ensino, inclusive os Centros de Educação Infantil (creche e pré-escola), e a meta e atender 1,4 mil servidores da Rede Municipal.

A programação foi iniciada no dia 1º de abril na Escola Municipal Cássio Leite de Barros, que atendeu também o Clio Proença, Almirante Tamandaré e José de Souza Damy, integrantes do Pólo 1. Nesta sexta-feira (08), as atividades são voltadas para as escolas que integram o Pólo 2, Barão do Rio Branco, Fernando de Barros, Delcídio do Amaral, Centros de Educação Infantil Estrelinha Verde e Ana Gonçalves, além da creche Inocência Cambará.

A Formação em Serviço acontece nas instalações da Escola Barão do Rio Branco e é voltada a diretores, coordenadores, funcionários administrativos e professores das unidades. Os trabalhos estão sendo comandados pelo coordenador geral de Gestão do Sistema Educacional, Elvécio Zequeto, com a participação de toda equipe técnica da Secretaria de Educação, e está atendendo um grupo de 350 pessoas que atuam nestas instituições de ensino.

Zequeto, que representou o secretário Hélio de Lima (encontra-se viajando a serviço da Secretaria), observou que a Formação em Serviço, além de possibilitar momentos de reflexão, representa também o "fortalecimento das práticas pedagógicas e administrativas na Reme e, consequentemente, refletindo no aprendizado dos alunos". Explicou que temas importantes estão sendo abordados durante todo o dia, por meio de palestras, bem como em atividades sobre práticas pedagógicas e administrativas, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As palestras estão focando ‘A organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado da Reme', com a professora Josilene da Silva Augusto; ‘Bullying no ambiente escolar', com Luciano Cruz Souza, do Projeto Habilitar; e ‘Ações e o trabalho preventivo na Rede Pública de Ensino', com a professora Cristiane Ligier, do Programa de Ações Integradas e Referenciais no Combate ao Abuso e Exporação Sexual Infanto-Juvenil (PAIR). As três palestras abriram os trabalhos pela manhã e serão repetidas à tarde.

Zequeto explicou também que ações acontecem também em salas de aula. Sobre práticas pedagógicas, estão sendo tratados temas importantes, possibilitando uma melhoria na aprendizagem dos alunos, como Provinha Brasil, Prova Brasil, Índice de Educação Básica (Ideb), Coletânea Pedagógica, práticas essenciais na alfabetização e características do professor no século 21. Na área administrativa, os servidores recebem informações sobre procedimentos que visam à melhoria do trabalho no ambiente escolar. O Pólo 2 será encerrado à noite, com envolvimento dos professora da EJA.