Formação em Serviço atendeu mais de 1,4 mil servidores da REME

Mais de 1,4 mil servidores da Rede Municipal de Ensino de Corumbá participaram durante todo o mês de abril das Formações em Serviço promovidas pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Os profissionais debateram questões envolvendo o cotidiano escolar, práticas pedagógicas, administrativas e reflexão sobre a qualidade das escolas do Município. A última capacitação ocorre durante toda esta sexta-feira (29) na escola municipal Pedro Paulo de Medeiros.

"Discutimos questões concretas dentro das escolas, como melhorar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Corumbá, a aprendizagem em todas as disciplinas e também o conhecimento específico. Focamos também em palestras sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes, violência nas escolas e diversidade", explicou o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima. As atividades contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e de Assistência Social e Cidadania.

Após as palestras iniciais, os profissionais são divididos de acordo com a área de atuação. Técnicos da Secretaria Municipal de Educação elaboraram atividades para professores, diretores, coordenadores, secretários, técnicos administrativos, merendeiras e auxiliares. Durante o encontro, foram levantadas questões sobre a prática docente em sala de aula, buscando um aprimoramento da aprendizagem, e procedimentos administrativos.

"Discutimos a gestão nas escolas, como administrar melhor os conflitos que ocorrem dentro da escola, os recursos humanos e conviver de forma saudável. As escolas municipais de Corumbá têm procurado trabalhar em cima da cultura de paz, respeito e cumprindo seu papel fundamental, pois além de ensinar a ler e escrever é também local de conhecimento da sociedade e evolução humana", complementou Hélio.

A Formação em Serviço desta sexta-feira (29) envolve servidores das escolas municipais Pedro Paulo de Medeiros, Luiz Feitosa Rodrigues, Cyriaco Félix de Toledo, Tilma Fernandes e Creche Rosa Josett. No dia 08 de abril a mesma capacitação ocorreu na E. M Barão do Rio Branco, abrangendo os profissionais das escolas Fernando de Barros, Delcídio do Amaral, C.E.I. Estrelinha Verde, C.E.I Ana Gonçalves e creche Inocência Cambará. No dia 15, foi a vez dos funcionários das escolas Ângela Maria Perez, Izabel Corrêa, CAIC, Rachid Bardauil, Djalma Sampaio Brasil e creche Maria Benvinda.

IDEB

A Formação em Serviço busca melhorar a aprendizagem dos alunos. O intuito da Prefeitura de Corumbá e da Secretaria Municipal de Educação é ver esse trabalho refletindo positivamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), instrumento de avaliação implantado pelo Ministério de Educação (MEC). O primeiro teste da Provinha Brasil 2011 foi aplicado para mais de 1,65 mil alunos em março e a segunda etapa deve ocorrer em novembro.

Após a realização das Formações em Serviço, a equipe técnica da Secretaria Municipal deve percorrer todas as escolas do Município durante o mês de maio. O objetivo é detectar o conhecimento dos alunos das 2ª e 5ª séries do Ensino Fundamental nas áreas de Português e Matemática. "Este diagnóstico vai respaldar o simulado que vamos fazer em junho e em setembro em todas as unidades. Verificamos que muitos conhecem o conteúdo, mas não sabem preencher corretamente o gabarito. Vamos ajudá-los a utilizarem os cartões de respostas. Todo o esforço visa melhorar o IDEB e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Corumbá", concluiu Hélio.