Festival Gastronômico reúne culinária sul-americana em Corumbá

Promovendo a troca de experiências entre chefs e culinaristas dos nove países participantes do 8º Festival América do Sul de Corumbá, o I Festival Gastronômico – Sabores das Américas busca também aprimorar e apresentar a culinária pantaneira, bastante conhecida pelos seus sabores típicos. O encontro ocorre no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez e será realizado até o dia 30 de abril.

Durante a cerimônia de abertura do evento, na tarde de quarta-feira (27), foi realizado o lançamento do livro "Sabores do Cerrado e do Pantanal", escrito pela mestra em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Corumbá, Iria Hiromi Ishii. Às 19 horas os participantes assistiram a uma aula show com o Chef Joca Mesquita, do Rio de Janeiro-RJ.

De acordo com a programação, os chefs e culinaristas irão participar de aulas e aprenderão receitas utilizando ostras, camarão, coco verde, além do tradicional pintado e reedição de um prato típico do pantanal. A ideia de um Festival Gastronômico com os sabores da América do Sul surgiu após contato do Superintendente de Turismo, Rodolfo Assef Vieira, com da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. "O diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Pantanal), Geraldo Albaneze, me apresentou o projeto e levei até a Nilde Brum (diretora-presidente da FundTur) que aprovou a iniciativa", explicou.

Rodolfo ressalta que Corumbá possui um evento voltado exclusivamente para gastronomia. "Temos o Festival Gastronômico ‘Sabores do Pantanal', realizado nos bares e restaurantes da cidade onde cada estabelecimento apresenta uma nova receita ou prato com o melhor da culinária local. Durante o evento, também promovemos cursos para aprimorar as técnicas utilizadas", disse. A intenção é fazer com que os participantes desta primeira edição do Festival Gastronômico – Sabores das Américas possam utilizar as técnicas apreendidas na elaboração das receitas da edição corumbaense do evento.

Confira a programação do I Festival Gastronômico – Sabores das Américas

29/04
15h – Aula show com a chef Clô Demet (Uruguai).
18h – Aula show com o chef Jaime Barcelos ( Florianópolis/SC) reedição de um prato típico do pantanal.
30/04
10h – Aula show com o cheff Pedro Bahamondez ( Bolívia)
15h – Aula show com a Chef Ana Salles (Rio de Janeiro/RJ)
18h – Aula show com a chef Ciça Roxo (Rio de janeiro/RJ)