Exército instala ponte flutuante na Estrada Parque já neste sábado

O Comando Militar do Oeste (CMO) inicia, na manhã deste sábado (16), a instalação de uma ponte flutuante na vazante cinco da MS 184, conhecida como Estrada Parque Pantanal, entre o Buraco das Piranhas e a comunidade do Passo do Lontra. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira pelo comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira em Corumbá, após contato do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) com o comandante da instituição, general de brigada Carlos dos Santos Sardinha. A pedido do próprio chefe do Executivo corumbaense, o general intermediou a intervenção militar para atender a comunidade residente na região.

Conforme o comando da 18ª Brigada, a ponte estará à disposição da população já a partir deste sábado e funcionará por 30 dias, das 6h às 18 horas, com capacidade para suportar até 14 toneladas. A intervenção é necessária porque a ponte existente naquela vazante foi completamente destruída devido à cheia no Pantanal, impossibilitando o trânsito de veículos na Estrada Parque. Os moradores da região estão sendo obrigados a utilizar pequenas embarcações para transitar no trecho. Até poucos dias, era possível fazer a travessia com barco a motor, mas como o nível da água já baixou, agora só possível por meio da utilização do remo, tornando-a penosa e demorada.

Nesta quinta-feira (14), representantes da comunidade local solicitaram apoio de Ruiter na busca de uma solução rápida para o problema. Ele entrou em contato com o comando da 18ª Brigada e, nesta sexta-feira, recebeu a informação de que o comandante do CMO, general de Exército João Francisco Ferreira, orientou o 9º Batalhão de Engenharia de Combate, com sede em Aquidauana, a realizar o serviço, apoiando a comunidade local. Na semana passada, o general esteve em Corumbá, onde foi homenageado por Ruiter com o título de Hóspede de Honra e, para o prefeito, esta parceria com o Exército Brasileiro tem sido importante para a tomada de decisões em prol da população.

O prefeito foi informado de que o 9º Batalhão vai instalar uma portada tática leve (ponte flutuante) para que veículos e pedestres possam atravessar o vão de 40 metros da vazante. Ele observou que o atendimento à solicitação comprova mais uma vez a importante parceria estabelecida entre o Município e as Forças Armadas. "O general assumiu a Brigada na terça-feira e, já na quinta, solicitamos apoio e fomos atendidos imediatamente", ressaltou, lembrando que a resposta à solicitação foi imediata. Ainda segundo Ruiter, na mesma quinta-feira, o general Sardinha recebeu confirmação do CMO de que o atendimento seria viabilizado.