Dia do Exército: Ruiter exalta credibilidade e parceria da instituição

A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira comemorou o Dia do Soldado nesta terça-feira (19) com cerimônia e homenagens no 17º Batalhão de Fronteira. "Neste dia, nós revivemos os fatos e as pessoas que deram origem à instituição. Foi na Batalha dos Guararapes, em 1648, quando aquela população se revoltou contra o invasor que estava usurpando nossas terras. Então, é importante reverenciar esta data, para que os jovens tenham conhecimento do que ocorreu e dos valores das pessoas que atuaram naquela época", explicou o general de brigada Carlos dos Santos Sardinha, comandante da Brigada Ricardo Franco.

"Hoje tivemos a Ordem do Mérito Militar, a mais alta condecoração do Exército, concedida ao prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria (PT); medalhas de tempo de serviço; do corpo de troca e também a deferência da Câmara Municipal de Corumbá na concessão da medalha Antonio Maria Coelho em homenagem àqueles militares que daqui foram para o Haiti", continuou o comandante, reforçando também a presença da instituição na região pantaneira.

"Considerando nossas origens, o fato que gerou o Dia do Exército, é muito significativo estarmos aqui (em Corumbá) porque também tivemos uma fronteira que foi usurpada pelo invasor, onde houve um ato heróico e foram retomados os limites atuais. Então, existe um paralelo entre a origem do Dia do Exército e os feitos aqui protagonizados", concluiu o general.

Presente à cerimônia, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) exaltou a atuação militar na fronteira e no auxílio à comunidade. "O Exército é uma instituição de grande conceito e credibilidade entre a população brasileira e aqui, na comunidade corumbaense, também goza de um grande prestigio, pois, sempre que solicitado, além de sua atuação institucional, tem se mostrado parceiro da comunidade", afirmou Ruiter, enfatizando a atuação dos militares entre a comunidade local.

"O último exemplo foi quando nós intercedemos perante o Exército para auxiliar na solicitação da comunidade do Passo do Lontra, onde a ponte ruiu com as chuvas do início deste ano. A instituição prontamente atendeu a comunidade e já esta lá atuando para minimizar o transtorno. Isso mostra mais uma vez o papel do Exército, sua integração e a busca destas parcerias em prol da melhoria qualidade de vida da comunidade local", completou o prefeito.