Deputado diz que viaduto garante segurança ao trânsito central

Concluído, o viaduto da Rua 13 de Junho vai garantir uma maior segurança ao trânsito na área central de Corumbá. É o que afirmou na manhã desta sexta-feira (15), o deputado Paulo Duarte (PT), que realizou uma visita às obras. Conforme o parlamentar corumbaense, os reflexos dessa melhoria serão imediatos, beneficiando não somente os condutores de veículos, mas também pedestres e moradores das imediações.

Paulo Duarte chegou quinta-feira em Corumbá para o lançamento da obra de cobertura da área do Projeto Criança e Adolescente Feliz, da Cidade Dom Bosco, viabilizada por ele e que será completada pela Prefeitura, que implantará piso e outras benfeitorias, para dotar o espaço de condições para práticas esportivas, de lazer, cultural, entre outras, anunciadas pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

Após a solenidade no Colégio Dom Bosco, o deputado visitou as obras do viaduto que tem sua participação. Foi ele que intermediou a liberação de parte dos recursos junto ao então ministro do Planejamento Paulo Bernardo, no Governo do ex-presidente Lula, e hoje de Comunicações, no Governo de Dilma Rousseff, a libera. "Se tratava de um projeto prioritário, elaborado pela prefeitura, que encaminhamos ao ministro Paulo Bernardo. Hoje, já podemos observar que se trata de uma obra de grande vulto, uma das maiores da cidade, importante para garantir maior segurança ao tráfego", comemorou.

A obra do viaduto encontra-se em uma etapa importante que é a instalação das 48 vigas sobre os pilares construídos no vão existente entre as ruas Firmo de Matos e Luiz Feitosa, ligando o centro de Corumbá ao Bairro Arthur Marinho e adjacências. Os investimentos no local somam R$ 2.979.271, recursos próprios e oriundos do Governo Federal, viabilizados pelo deputado Paulo Duarte (PT). Terá 90 metros de extensão por 12 metros de largura, além de calçadas nos dois lados.

O primeiro dos três vãos já recebeu 16 das 48 vigas de concreto de 17 toneladas cada. A empresa responsável aguarda somente a chegada de outra parte da trelissa lançante, equipamento responsável pela condução das vigas sobre os pilares. Duarte, durante a visita, diz que o atual estágio do serviço já mostra que o viaduto se torna uma realidade e que não é mais uma simples "promessa que os moradores daqui estavam cansados de ouvir", observou.

Para ele o viaduto será fundamental para desafogar o trânsito na região central de Corumbá, especialmente da Rua Dom Aquino, uma das principais da cidade e acesso mais fácil para a Bolívia. Paulo diz que, além de permitir maior trafegabilidade, a obra, após concluída, vai também garantir valorização dos imóveis existentes na região, antes desvalorizados em virtude da proximidade com o vão existente no local, cujo único acesso era pela escadinha com mais de 200 degraus. "É uma obra importante para toda a cidade, para a população. Com certeza, será um novo cartão postal de Corumbá", apostou.