Corumbá cumpre mais um passo na elaboração do Plano de Cultura

Passo importante para a criação do Conselho Municipal de Cultura, cantores, escritores, artesãos, músicos, cineastas, produtores e toda a cadeia de profissionais que se envolvem com a classe artística se reuniram para debater as propostas do Plano Municipal de Cultura. O encontro ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (13) no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

Entre as definições está a formação de novos grupos que irão filtrar e fazer as considerações finais nas propostas já apresentadas pelos cinco eixos, que nortearam as discussões de elaboração do Plano Municipal.
O próximo encontro, deste novo grupo, ocorrerá na próxima segunda-feira (18), às 8 horas, no Centro de Convenções. Os atores culturais de Corumbá se dividiram e propuseram as ações que deram corpo para as principais normas e direcionamentos que vão trilhar a criação das políticas públicas específicas do plano local.

Os eixos foram divididos de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Cultura. Foram eles: "Fortalecimento da ação do estado no planejamento e na execução das políticas culturais" (grupo 1); "Incentivar, proteger e valorizar a diversidade artística e cultural" (grupo 2); "Universalizar o acesso dos brasileiros a fruição e a produção cultural" (grupo 3); "Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável" (grupo 4); "Consolidação dos sistemas de participação social na gestão das políticas culturais" (grupo 5).

Para a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Helena da Costa Urt, as discussões do Plano demonstra a preocupação do poder público em fazer um processo democrático e com a participação dos atores culturais. "Todos tiveram a oportunidade de falar, opinar e dar a sua contribuição. Este plano será de suma importância para a garantia da aplicação de políticas públicas específicas para o setor", explicou.

O encontro cumpriu mais uma etapa visando finalização da minuta do projeto de lei para encaminhamento à Câmara Municipal de Vereadores. O documento está sendo construído de forma participativa, envolvendo atores dos mais diferentes segmentos da área, importante para dar sequência às políticas públicas, de acordo com os interesses da própria população. A iniciativa da Prefeitura de Corumbá integra o processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura, peça fundamental para a consolidação das políticas públicas de cultura no município.