Centro de Qualificação Dom Bosco abre 11 novas turmas na semana

O Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco passou a ser administrado pela Prefeitura de Corumbá no último dia 4 de abril e, uma semana depois, 11 novas turmas já foram abertas, com cursos profissionalizantes nas áreas de Informática, Operador de Supermercado, Panificação e Confeitaria, Corte e Costura e de Solda e Montagem, beneficiando de imediato cerca de 220 pessoas. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e fazem parte de uma parceria estabelecida pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) com a Missão Salesiana, que mantinha o antigo Centro Profissionalizante Dom Bosco.

As novas turmas foram iniciadas esta semana. Na segunda-feira (11) foram abertas quatro, duas de Informática (matutino e vespertino), uma de Operador de Supermercado (vespertino) e uma de Panificação (noturno). Na quarta-feira (13), outras quatro turmas foram abertas e, nesta quinta (14), mais três, inclusive uma direcionada somente para adultos. Além disso, conforme informações do secretário de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Ribeiro Cavassa, os cursos iniciados no antigo Centro Profissionalizante, continuam em andamento, beneficiando 190 alunos.

As turmas abertas na quarta foram de Informática (matutino e vespertino), Corte e Costura (matutino) e Solda e Montagem (matutino). Nesta quinta foram iniciadas uma nova turma de Informática, só para adultos (vespertino), e duas de Panificação (matutino e vespertino). Estas novas turmas são formadas por pessoas que efetuaram suas matrículas no final de março e início de abril. A expectativa do Município é qualificar pelo menos mil profissionais, suprindo assim uma grande lacuna na cidade, que é justamente a capacitação de mão de obra para o mercado de trabalho.

Com o novo formado do Centro de Qualificação, o local ampliou o leque de atendimento e, além das crianças e familiares atendidos pela Cidade Dom Bosco, está aberto também a pessoas atendidas pelo Programa Bolsa Família, participantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); pais de alunos das escolas públicas que estejam fora do mercado de trabalho; migrantes que permaneçam na cidade por tempo superior a 60 dias que estejam sendo atendidos por programas da Assistência Social; pessoas em situação de vulnerabilidade social que buscam qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho; adolescentes a partir de 16 anos, e jovens carentes em situação de vulnerabilidade ou risco social.

No local estão sendo oferecidos cursos de Corte e Costura, Solda e Montagem, Informática, Panificação e Confeitaria, Serralheria, Cabeleireiro, Serigrafia, Manicure e Pedicure, e Libras. Além disso, por meio de uma parceria já estabelecida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), vai também abrir espaço para outras áreas como Salgados Diversos, Mensageiros, Customização e Reciclagem, Operador de Supermercados, Técnica de Atendimento de Garçom e Panificação Caseira.

Serviço – O Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco está localizado na rua 13 de Junho, 2660 – Bairro Dom Bosco, telefone: 3231 7430. É administrado pela Prefeitura Municipal de Corumbá – Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Missão Salesiana de Dom Bosco.