SAMU vai agilizar atendimento de saúde em Corumbá e Ladário

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) ativou na manhã desta sexta-feira (04) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que vai assegurar maior agilidade no atendimento à população de Corumbá e também de Ladário. O ato foi marcado pela entrega de duas ambulâncias, uma de suporte básico e outra de suporte avançado, ao 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, como parte de uma parceria com o Poder Executivo Municipal, visando os atendimentos de urgência e emergência. Os serviços já começam durante o carnaval.

As duas ambulâncias ficarão sediadas no Corpo de Bombeiros e o Serviço conta com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem além de motorista socorrista , que serão responsáveis pelos serviços pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências, além de emergências, inclusive odontológicos, tanto de Corumbá – incluindo o trecho da BR-262 que se estende até o Buraco das Piranhas – quanto Ladário.

O lançamento do Serviço aconteceu no Paço Municipal com as presenças de inúmeras autoridades, entre elas o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria; o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Sidnei Ribeiro da Cruz; vereador João Bosco da Silva e Souza; secretário de Saúde Lauther Serra, entre outros. Na ocasião, Lauther informou que estas são as duas primeiras unidades que passam integrar o SAMU. Conforme ele, até abril, uma terceira ambulância estará reforçando o sistema e, no segundo semestre, a região passa contar com um helicóptero e duas ambulanchas, uma sediada em Corumbá e a segunda em Porto Murtinho.

"O Serviço representa um enorme ganho para toda região pantaneira. Isto está sendo possível graças à grande parceria estabelecida pelo prefeito Ruiter com o então presidente Lula, que está sendo seguido hoje com a presidente Dilma Roussef. Por enquanto, as duas ambulâncias ficarão sediadas no Corpo de Bombeiros e, em breve, teremos mais uma terceira. É bom lembrar que a Prefeitura já está construindo uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) no bairro Guatós, e uma delas ficará sediada lá. Outra será na segunda UPA que a Prefeitura vai implantar no Bairro Maria Leite", disse Lauther.

Para o comandante dos Bombeiros, tenente coronel Ribeiro, as SAMUS representam a agilização dos serviços em Corumbá e Ladário. "Será um atendimento com maior rapidez e qualidade. Representam também um apoio às operações dos Bombeiros, integrada por profissionais da área de saúde", destacou. Ele lembra que, por enquanto, o atendimento à população ocorrerá pelo telefone 193 e não o 192, do próprio SAMU, que ainda não está ativado na cidade.

Para colocar o SAMU em atividade, foram capacitados 44 profissionais. São 18 médicos, 12 enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e seis bombeiros se revezando 24 horas por dia nos atendimentos emergências. A equipe de suporte avançado conta com um médico, um enfermeiro e um bombeiro socorrista. Estas ambulâncias funcionam como uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) móvel. Já a de suporte básico conta com um técnico de enfermagem e um bombeiro.