Ruiter diz que SAMU agrega qualidade ao atendimento da saúde

A ativação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é apontada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) como um grande avanço na Saúde Pública de Corumbá e Ladário. Segundo ele, "vai agregar qualidade ao atendimento principalmente nas questões de maiores necessidades". O sistema foi acionado a partir da entrega de duas ambulâncias na manhã desta sexta-feira, enviadas pelo Governo Federal, para atender a região pantaneira.

"Hoje a gente faz a sua efetivação com a autorização e funcionamento de duas ambulâncias", disse o prefeito, que repassou as unidades ao 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, onde ficarão sediadas. Ruiter observou que a ativação do sistema acontece em "um momento importante que é o carnaval", ocasião em que muita gente se concentra na área central da cidade, para a folia, isto sem contar os turistas que vêm desfrutar de uma das maiores festas momescas do Centro-Oeste brasileiro.

O prefeito anunciou ainda que as duas ambulâncias que integram o SAMU, vão ser utilizadas já no Carnaval, para atender qualquer tipo de emergência. Conforme ele, durante o período, a densidade populacional é grande na região em que se concentra a festa, e já prevendo ocorrências, a "Prefeitura está preparada para dar ao folião, todas condições de ter um atendimento mais digno, mais rápido, resolvendo com maior precisão o problema. É uma satisfação para nós podermos entregar as duas ambulâncias e atender o maior evento do calendário cultural do nosso Município, que é o carnaval de Corumbá", ressaltou.

Ladário beneficiada

Outro avanço destacado pelo chefe do executivo corumbaense é que, com o SAMU, a população de Ladário também é beneficiada. "O serviço atende toda região e Ladário também é atendida. Lá, quando houver alguma ocorrência que precise de um atendimento mais especializado, vai ter o SAMU", destacou, para em seguida lembrar que os veículos que foram colocados à disposição hoje da população, não são simples ambulâncias, "e sim um serviço completo, quase uma UTI, com médicos, enfermeiros, com equipamentos de última geração, que podem dar uma maior presteza e qualidade ao paciente".

Esta é a primeira etapa do SAMU na região pantaneira. Ainda este ano, o serviço será reforçado com mais uma ambulância, helicóptero e uma ambulancha para atender a população ribeirinha. Há também a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento Médico 24 horas (UPA 24 horas), em construção no Bairro Guatós, que também contará com uma ambulância do SAMU. Outra UPA já está prevista para ser construída no Bairro Maria Leite, que atenderá também Ladário. "É importante destacar que Ladário está cedendo médicos e
Funcionários que estarão integrados às equipes do SAMU, para que possamos ter um melhor atendimento e cobertura dos serviços, e Ladário participa efetivamente do processo".

Ouvidoria do SUS

Outro grande avanço na região conquistado nesta sexta-feira, foi a inauguração da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Corumbá. Isto, segundo o prefeito, possibilita ao cidadão, um contato mais direto com o Poder Público, para fazer sua "sugestão, criticar algum serviço de saúde que não esteja atendendo sua necessidade. Tudo isso é importante para a saúde pública. É um ganho essencial para aproximar o cidadão da administração e fazer com que ele aponte e nos direcione aos caminhos corretos dentro daquilo que ele entende que precisa ser resolvido na questão da saúde", comentou para, em seguida, destacar que o setor está crescendo e que o papel da Prefeitura é aperfeiçoar e isso tem ocorrido. "É verdade que a saúde sempre precisa de mais serviços. A nossa busca é incessante e constante, mas não podemos deixar de reconhecer que houve um ganho significativo na cidade".

O prefeito José Antônio Assad e Faria (PT), de Ladário, também participou do ato de ativação do SAMU, entrega das ambulâncias e inauguração da Ouvidoria do SUS de Corumbá. Foi informado pelo próprio prefeito que este novo sistema vai atender também o seu Município, assim como o SAMU. "É um ganho para toda a nossa região. São benefícios que contemplam cidades maiores e aqui, Ladário tem sido beneficiada, graças à forma de administrar do prefeito Ruiter, que desenvolve uma política de trabalho integrada com a nossa cidade", afirmou.