Ruiter diz que carnaval é fundamental para economia corumbaense

"Nosso carnaval tem um grande potencial. Não é só um momento de alegria, de entretenimento e lazer. Hoje o carnaval é fundamental para a economia de Corumbá". Assim o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) definiu as cinco noites de festa na cidade. Segundo ele, a festa não só gera mais empregos e riqueza, como também atrai cada vez mais turistas ao município. "Hoje ele é o evento abre alas do nosso calendário turístico. Se a gente fizer uma boa festa, uma boa recepção às pessoas que nos visitam, certamente elas voltarão em outra oportunidade. O carnaval tem esta responsabilidade: gerar emprego, gerar alegria e também é responsável pela nossa divulgação lá fora", afirmou Ruiter.

Durante entrevista coletiva realizada no camarote da imprensa, pouco antes do desfile da Major Gama, o prefeito destacou a evolução da festa na região. "Ele vem ganhando qualidade a partir dos anos, se aprimorando e se aperfeiçoando. As agremiações que participam de todo o evento estão cada vez mais se esmerando, procurando fazer um belo evento. E a população está entendendo isto", continuou o chefe do Executivo, lembrando que outros setores poderiam contribuir de forma mais significativa com a programação.

"No meu entendimento, falta um pouco mais de participação da iniciativa privada e de outros poderes. Hoje ainda há um lapso muito grande entre o apoio do poder executivo municipal em relação a outras iniciativas. Falta o governo do Estado entrar com mais recursos, o Governo Federal entrar com recurso e falta, principalmente, a iniciativa privada apoiar esta festa. É importante que estas pessoas participem, principalmente aqueles que tem um ganho excepcional durante estes dias. É hora de reconhecer também o carnaval como, além de uma festa, um potencial enorme para agregar riqueza a todos estes setores".

Ruiter também lamentou que a chuva tenha prejudicado alguns aspectos da folia de momo, mas destacou a participação do público na passarela do samba. "A chuva quase atrapalhou, mas apesar de todos os transtornos, vemos a euforia e o entusiasmo da população de Corumbá, das pessoas que estão desfilando, se prontificando a participar desta linda festa e entendendo a importância deste evento para nós, corumbaenses. Apesar de tudo, o Carnaval aqui, dentro daquilo que nos propusemos a fazer, juntamente com as agremiações, está acontecendo. Muita festa, alegria e um evento muito bonito", destacou.

Ainda com relação às chuvas, o prefeito lembrou que diversas frentes de serviço estão realizando reparos pela cidade, ação que será intensificada logo no início da estiagem. "Parafraseando o presidente Lula, nunca antes na história da nossa cidade vimos um volume de chuva como este. É evidente que causa um grande transtorno para as pessoas e comunidades. Isso vai ser resolvido assim que o tempo nos permitir trabalhar. A partir da estiagem vamos entrar muito forte para resolver grande parte destes problemas e minimizar esta situação", concluiu.