Ruiter convoca empreendedores a investir no Carnaval de Corumbá

"Hoje ainda há um descompasso muito grande entre o que o Poder Público investe e o que a iniciativa privada investe, e nós precisamos avançar para equilibrar esse jogo". A afirmação foi feita pelo Prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na tarde da quarta-feira de cinzas (09), durante a entrega do prêmio Esplendor do Samba, realizado pelo jornal Diário Corumbaense e pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco). Ele busca profissionalizar ainda mais e conseguir parceiros para engrandecer a principal festa do calendário de eventos do município pantaneiro.

Para ampliar a participação da iniciativa privada na folia de momo corumbaense, o chefe do Executivo pretende mostrar a importância que a festa tem para a população local e visitantes. "Vamos fazer um projeto para apresentar às grandes empresas e grandes empreendedores, para que eles possam vir e sentir o que é o entusiasmo em um carnaval que tem o pantanal como pano de fundo, e que tem a alegria de um povo que sabe fazer carnaval. Tenho absoluta certeza de que seremos vitoriosos neste sentido, e que vamos ter já a partir do ano que vem uma iniciativa privada apostando, vindo junto com a gente para que possamos qualificar ainda mais o nosso carnaval", argumentou.

Um dos projetos previstos pela Prefeitura de Corumbá é a criação de um barracão para que as escolas de Samba possam confeccionar suas alegorias e adereços. "A Liesco e todos os presidentes das escolas querem um local, um espaço, um barracão, para todas as escolas aqui de Corumbá. Temos um compromisso, juntamente com o senador Delcídio (do Amaral – PT), de sermos parceiros desta iniciativa para fazermos com que isso seja de fato, a partir deste ano, implementado", continuou.

Para tornar o projeto do barracão realidade, o prefeito pediu empenho dos profissionais e militantes da área cultural. "Nós precisamos fazer isso, mas para que consigamos fazer com bastante tranquilidade, quero pedir a todos vocês que fazem o samba: continuem com essa garra que vocês demonstraram neste carnaval. É difícil a gente bancar investimento. Então, se não tivermos cada vez mais a profissionalização, o engajamento de todos que vivem do samba, da cultura, a cultura sempre vai perder para outras necessidades", acrescentou.

Na ocasião, Ruiter aproveitou para enaltecer os profissionais da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, que trabalharam para a realização do Carnaval 2011. "Quero também agradecer à minha equipe: Heloisa (Urt), Tanabi (José Antônio Garcia) e Rodolfo (Assef), que todos, com a sua equipe, mostraram um excelente resultado. A gente confia em vocês, a gente sabe que estão fazendo o melhor, mas é sempre bom a gente fazer mais um pouco", disse. As escolas de samba também foram citadas durante o discurso do prefeito. "Eu fiquei muito feliz com esse carnaval, pois as escolas de samba fizeram muito acima daquilo que eu achava que iam apresentar na avenida. Todos vocês estão de parabéns pelo espetáculo que mostraram na Passarela do Samba".

Para finalizar, o chefe do Executivo lembrou da participação popular durante o evento, pois para ele, sem ela, o Carnaval de Corumbá não teria o mesmo brilho. "Samba é cultura, cultura é falar de uma terra que tem um povo hospitaleiro. Sejamos todos protagonistas desse processo. Cultura dá samba, samba dá investimento, dá alegria, e dá a condição de nós levarmos o nome da nossa Corumbá e do nosso pantanal", concluiu.