Projeto atende alunos da Educação de Jovens e Adultos na cidade

Uma parceria estabelecida entre a Escola Municipal Fernando de Barros e a Gerência de Trabalho e Capacitação Profissional, da Prefeitura de Corumbá, está atendendo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) daquele estabelecimento de ensino, preparando-os para o mercado de trabalho, por meio do projeto ‘EJA Profissões – Pensando nisso… A escolha'. As atividades foram iniciadas neste mês e serão desenvolvidas até julho deste ano, período em que os alunos serão inseridos no mundo da informática, para aprender a pesquisar profissões e a tendência do mercado.

De acordo com Dílson Antonio Morais da Fonseca, responsável pela área de Trabalho e Capacitação Profissional da Prefeitura, a parceria vai mostrar aos alunos o valor de cada profissão, permitindo que eles desenvolvam técnicas de trabalho, elaborem currículos e adquiram conhecimentos sobre direitos trabalhistas e a importância do estudo como meio de adquirir uma profissão. O projeto atende uma orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) para oferecer condições à capacitação de jovens e adultos na cidade, como a ação desencadeada na semana passada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que assumiu a direção do Centro de Inclusão Produtiva Missão Salesiana de Dom Bosco.

"O projeto é mais um marco no desenvolvimento do ser humano como um todo, diante da necessidade de os alunos conhecerem a realidade das profissões, em que o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e o desemprego é um dos maiores problemas sociais existentes", observou Dílson. Ele explica ainda que a gerência vai capacitar os participantes na elaboração de currículo, sobre como se portar em uma entrevista de emprego e o aprendizado de novos idiomas, "oferecendo mais subsídios para a qualificação da mão-de-obra e servindo como elo entre as pessoas e o mercado de trabalho".

A Escola Municipal Fernando de Barros que tem como diretora a professora Roseli Nery de Andrade Bento, já foi parceira em outras realizações, entre elas o ciclo de palestras sobre a importância das línguas inglesa e espanhola no contexto local. Agora, aposta em novo projeto que está sob coordenação da professora Rosemary Alves Rodrigues, e reúne parceiros como todas as pastas da Prefeitura, órgãos de imprensa, Centro de Psicologia, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Vale, Corpo de Bombeiros, Selecta Consultoria, SENAC, SENAI, SEBRAE, entre outros. Cada parceiro contribuirá com palestras, cursos, apresentação da realidade do mercado de trabalho e até mesmo condução do aluno às mais diferentes empresas, para que possa conhecer de perto a realidade local.