Prefeitura adquire equipamentos para exame de eletrocardiograma

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu seis eletrocardiógrafos, que serão utilizados no Pronto-Socorro e em unidades de saúde do município. O sistema de telemedicina vai possibilitar que o médico realize um exame e tenha um diagnóstico dentro de, no máximo, dez minutos. "Com o aparelho podemos dar para a população uma facilidade no acesso a exames de alta complexidade e aumentar a qualidade do atendimento", disse o secretário de Saúde, Lauther Serra.

O equipamento mede a altura do potencial elétrico do coração por meio de seis eletrodos no peito e um em cada membro do paciente. O exame demora menos de um minuto para ser realizado e o resultado é encaminhado ao médico via e-mail após dez minutos. "Desta forma vamos otimizar o atendimento emergencial cardiológico. O paciente com dor torácica receberá o diagnóstico bem mais rápido", contou o diretor-clínico do Pronto Socorro de Corumbá, Rogério Bento Takaki, que juntamente com Lauther e funcionários da unidade de saúde, receberam o treinamento sobre o funcionamento do aparelho.

Os aparelhos ficarão disponíveis aos médicos no Pronto-Socorro e nas Unidades Básicas de Saúde, Cristo Redentor, Pedro Paulo de Medeiros, Nova Corumbá e Centro Integrado de Saúde (CIS). "O exame é uma ferramenta de triagem, para que o médico possa saber qual tratamento deve ser utilizado", complementou Lauther. "A Prefeitura está buscando investir em equipamentos modernos para o atendimento de saúde pública em Corumbá", ressaltou o secretário.