Prefeito Presente leva ações emergenciais ao Cravo nesta sexta

Moradores da região dos conjuntos Cravo Vermelho I, II e III e parte do bairro Cristo Redentor serão atendidos na sexta-feira (11), a partir das 08h30, com uma edição emergencial do Prefeito Presente. Em reunião na manhã desta quinta-feira (10), no gabinete do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), com presença de quase todo o secretariado municipal, ficou estabelecido o cronograma a ser cumprido durante a ação parra atender as três localidades bastante castigadas pelas chuvas do final de fevereiro e início de março.

No encontro, ficou definido que parte da Administração municipal será deslocada para uma estrutura que está sendo montada na Rua Maranhão, entre a XV de Novembro e a Sete de Setembro. Além da área de Infraestrutura e Serviços Urbanos, o Município vai disponibilizar à população, durante a ação, todos os serviços nas áreas de saúde, assistência social, defesa civil e habitação, entre outros. O atendimento será emergencial para resolver, de imediato, os problemas causados pelas chuvas que causaram danos incalculáveis aos moradores.

O secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Ricardo Campos Ametlla, informou ao prefeito que o órgão já está com maquinários no local, melhorando as condições de trafegabilidade, inclusive com implantação de drenagem (manilhas) para escoamento da água, que deve correr por pelo menos mais 10 dias. Ruiter orientou a equipe da Subsecretaria de Habitação a realizar um levantamento minucioso de toda a área, para detectar as famílias que devem ser removidas e reassentadas definitivamente em moradias dignas, livres de problemas como os que ocorreram agora.

Enquanto isso, a Secretaria de Saúde destinará duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), com médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, para atender a comunidade, inclusive com medicamentos. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Epidemiológica e Defesa Civil vão realizar um levantamento e viabilizar acomodação temporária para famílias que estejam em casas afetadas pelas chuvas, em situação de risco. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania vai cadastrar as famílias para distribuição de colchões, cestas básicas, roupas e outros itens para garantir o necessário à sobrevivência das famílias nas casas para onde serão removidas.

Com relação ao setor de serviços urbanos, além das três máquinas já no local, a Prefeitura disponibilizará 50 homens para um mutirão de limpeza, bem como equipes para atender serviços de drenagem, arruamento e escoamento de água dos quintais de casas afetadas pelas chuvas, por meio da utilização de bombas de sucção. Toda a ação será coordenada pelo próprio Ruiter que, na segunda-feira (7), constatou a situação em que se encontram as famílias afetadas pelas chuvas na região. O principal problema diz respeito à Rua Sete de Setembro e alamedas adjacentes, que se encontram intransitáveis devido ao grande volume de água.

A reunião desta manhã no gabinete contou com as presenças dos secretários Cássio Augusto da Costa Marques (Gestão Governamental), Lauther Serra (Saúde), Ricardo Ametlla (Infraestrutura), Haroldo Ribeiro Cavassa (Assistência Social) e Lamartine de Figueiredo Costa (Relações Institucionais). Participaram também gerentes das áreas de Saúde, Assistência Social, Infraestrutura, Defesa Civil e o Procurador Geral do Município, Marcelo Dantas.