Povo das Águas começa com atendimentos na região do Corixão

O Programa Social Povo das Águas inicia seus atendimentos à população ribeirinha do Pantanal na manhã desta terça-feira (22). A primeira edição de 2011 começa com as equipes formadas por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, dentistas, auxiliares de consultórios e professores, entre outros profissionais da Prefeitura de Corumbá, atendendo os moradores do Corixão, na região do Paiaguás, ao longo do curso do Rio Taquari. Os trabalhos ocorrerão em duas frentes no Capão Bonito (casa do Jefferson Foca) e no Cedrinho (Porto Acurizal), das 8h às 16 horas.

O embarque dos profissionais participantes desta edição do programa ocorreu no fim da tarde desta segunda-feira (21) em um estaleiro localizado na baía do Tamengo. A primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, coordenadora da iniciativa, acompanhou a saída da embarcação. Ela ressaltou a importância da ação e desejou boa sorte aos integrantes da equipe. "A ação, realizada pela administração do prefeito Ruiter (Cunha de Oliveira – PT), é importantíssima para os moradores das regiões ribeirinhas de Corumbá. A população precisa e espera muito do nosso trabalho. Por isso, quero agradecer o empenho de todos", comentou.

O subsecretário de Relações Institucionais, Lamartine Figueiredo Costa, também acompanhou o embarque. "Os ribeirinho vivem outra realidade. Os olhos estão voltados para essa população de Corumbá. Atualmente, eles recebem atendimentos na parte da saúde, educação, assistência social, uma garantia que o cidadão tem de poder criar suas crianças com mais dignidade, fruto de um programa social tão importante como o Povo das Águas", disse, complementando: "A situação está séria por conta da enchente no Pantanal, se a gente levar um pouco de amor, carinho a vida deles poderá ser muito mais fácil".

Por conta das cheias no Pantanal, ocasionadas pelo intenso fluxo de chuva dos últimos meses, vários produtores rurais da região do Taquari tiveram suas plantações inundadas. Para amenizar a falta de alimento para os moradores, a Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário adquiriu gêneros alimentícios a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra Direta Local com Doação Simultânea. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, integrando uma das ações do Fome Zero e prevê a doação de alimentos para populações em estado de emergência.

Os trabalhos seguem na próxima quarta-feira (23) no Porto Sant'Anna (Colônia Cedro) e no Porto Sagrado (Colônia São Domingos), também das 8h às 16 horas. Fechando a sétima edição do Povo das Águas, as famílias do São Domingos e do Bracinho recebem o atendimento da Prefeitura na quinta-feira (24), no Porto Figueira e Porto Rolon, respectivamente, ambos das 8h às 16 horas.

O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais e oferece atendimento social e de saúde aos ribeirinhos. Além de assistência médica, odontológica, social e educacional, a ação também contempla os moradores da região do Taquari com a entrega de itens de primeira necessidade, como cestas básicas, cobertores, lonas, agasalhos e roupas. Por meio da iniciativa, a Prefeitura vai prestar assistência de forma mais específica às famílias afetadas pela cheia deste ano no Rio Paraguai e seus afluentes.