Mega-ação combate proliferação do mosquito da dengue no Cravo

Mais de 100 funcionários da Prefeitura de Corumbá realizaram na manhã desta sexta-feira (11) uma mega-operação de combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no conjunto Cravo Vermelho. A ação fez parte do Prefeito Presente emergencial, determinado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) para amenizar as dificuldades dos moradores afetados pelas chuvas que atingiram a cidade nestes primeiros meses de 2011.

Só o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) levou 25 agentes de endemias para percorrer as casas e terrenos baldios realizando a retirada dos depósitos que servem como criadouro para o mosquito. O serviço foi reforçado por 10 homens do Exército Brasileiro, que desde outubro integram a equipe da Secretaria Executiva de Saúde na luta contra a dengue.

Outros 45 homens da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos promoveram a roçada das áreas públicas, residências e demais localidades do bairro. Técnicas da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário acompanharam o serviço, também orientando sobre a poda de árvores e galhos. O setor de obras ainda providenciou mais 20 funcionários para dar apoio ao trabalho do CCZ, que além do combate a dengue, realizou a coleta de cães soltos nas ruas e o exame de leishmaniose nos animais domésticos.

Um estande educativo foi utilizado para conscientizar os moradores do local sobre os perigos da dengue e leishmaniose, ambos causados por mosquitos, assim como da raiva e de outras doenças. A Secretaria de Saúde ainda disponibilizou um trailer para atendimento médico da população. As equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família Fernando Moutinho e Vitória Régia ficaram a disposição dos moradores durante toda a manhã.