Em 2010, ação Povo das Águas atendeu mais de 2,2 mil famílias

O programa social "Povo das Águas", desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá e coordenada pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, com técnicos e especialistas da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, atendeu, em 2010, mais de 2,2 mil famílias nas regiões mais distantes de Corumbá. Ao todo, seis edições foram realizadas ao longo do ano no pantanal corumbaense. A primeira ação de 2011 será voltada aos moradores da região do Paiaguás, ao longo do curso do Rio Taquari na próxima segunda-feira (21).

O programa leva atendimento médico, odontológico, social, educacional e conta também com entrega de itens de primeira necessidade, como cestas básicas, cobertores, lonas, agasalhos e roupas. A primeira ação de 2010 foi desenvolvida em março na região do Taquari, nas comunidades Cedro, Cedrinho, Corixão, Porto Sagrado, Porto Sairú, Porto Figueira e Porto Santa Ana. Naquela localidade, 241 famílias receberam os atendimentos.

O Povo das Águas retornou na localidade em agosto, com 220 beneficiados. Em maio, a edição foi na região de Forte Coimbra, Porto Esperança, Porto Morrinho, Porto Tarumã, e Porto da Manga, quando 130 familiares participaram da ação. Estas localidades, além da Boca do Paraguai Mirim, Porto Formigueiro e Volta Grande foram beneficiadas pelos atendimentos sociais do programa em agosto, totalizando 182 famílias.

A parte alta da região do Rio São Lourenço, Barra de São Lourenço, Porto São Pedro, Paraguai Mirim, Castelo, Jatobazinho e São Domingos Ramos também foi beneficiada. Os atendimentos ocorreram em julho e dezembro, totalizando 155 e 127 famílias respectivamente. O programa Povo das Águas é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais e oferece atendimento social e de saúde aos ribeirinhos. Por meio da iniciativa, a Prefeitura vai prestar assistência de forma mais específica às famílias afetadas pela cheia deste ano no Rio Paraguai e seus afluentes.